[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A música que lhe vai na alma…

Cantar, para Diana Monteiro, é quase inato. A artista portuguesa conta-nos que canta desde pequena e que quem a inspirou e despoletou a paixão pela música foi o pai, que a inscreveu numa academia de música quando tinha 6 anos.

“Eu era hiperativa. E a ginástica só não chegava e como eu andava sempre a cantarolar, o meu pai inscreveu-me numa academia de música para ver se eu tinha mais uma atividade extra”

Inicialmente, o propósito era aprender a tocar piano, mas Diana fugia e ia assistir às aulas de canto que decorriam na sala ao lado. Se o pai a ajudou a iniciar a sua formação musical, a mãe incentivou-a a continuar.

Apesar de ter seguido os estudos, como qualquer adolescente, revela-nos que sempre soube que nunca seria outra coisa que não artista, arranjando sempre forma de estar envolvida em projetos na escola que misturassem dança ou canto.

“Hoje em dia, olhando para trás, eu acho que nunca foi uma possibilidade eu ser outra coisa que não artista”.

Os Morangos com Açúcar e a televisão

A primeira oportunidade de Diana, responsável pelo reconhecimento junto do grande público foi a série Os Morangos com Açúcar da TVI, que causava furor nos miúdos e que os levava a correr para a frente da televisão depois das aulas.

Diana Monteiro

Diana Monteiro

Numa época em que as redes sociais não existiam e não assumiam o papel que assumem hoje, as oportunidades para entrar num meio como este eram muito poucas. Incentivada pelo namorado da altura, que tinha visto o anúncio e a inscreveu sem o seu conhecimento, aos 19 anos Diana foi pré-selecionada para representar Carolina Matos, integrante da banda ‘Just Girls’, nos Morangos com Açúcar.

“As portas de entrada eram muito poucas e tu não tinhas a possibilidade de te expor de outra forma. Não havia as plataformas que existem hoje em dia para nós podermos mostrar aquilo que gostamos de fazer”.

Apesar de cantar ter sido sempre o seu primeiro objetivo, o à vontade de Diana em frente das câmaras levou-a a representar em novelas, como Mundo ao Contrário, e a apresentar o programa de televisão Guest List.

Desvincular-se do mundo da televisão e dar o salto para uma carreira na música, foi inicialmente um desafio para Diana. A tenra idade é apontada pela artista como a principal causa.

“Eu saí da plataforma, mesmo a cantar, da televisão. Então, a plataforma de televisão absorveu-me e eu acabei por ficar nela porque era a única coisa que eu conhecia. Eu não sabia o que era fazer uma carreira musical fora da televisão”

No entanto, afirma com certezas de que não se arrepende de ter aceitado os vários projetos televisivos e que isso lhe deu imensa experiência. Para além disso, é com gratidão que recorda os momentos iniciais da carreira.

Miami e Reggaeton

Foi há dois anos e meio, que Diana ganhou “coragem” para investir a cem por cento na música.

Com influências espanholas, presentes na sua família, cantar em espanhol para a artista portuguesa é bastante natural. Compositora das suas próprias músicas, Diana lançou recentemente o seu single Amistad Sabrosa. Um single que traça esta sua nova etapa e inicia o seu caminho pela música latina, que diz ser ‘onde se sente bem’.

Diana Monteiro

Diana Monteiro

Com o objetivo de colocar Portugal no mapa, no que aos ritmos latinos diz respeito, Diana rumou no mês passado a Miami, na Califórnia, e vai ficar por lá, inicialmente, cerca de 3 meses. Naquela que chama ser ‘a meca da música latina’, Diana sente-se como peixe dentro de água. O objetivo é trabalhar com produtores que falam a mesma língua musical que a sua e lançar um álbum.

Veja mais em Música

PUB