[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A nutrição interfere na fertilidade feminina?

 A nutrição desempenha um papel fundamental na saúde em geral, e isso inclui a fertilidade feminina. Quando se trata de conceber, a alimentação pode ter um impacto significativo na saúde reprodutiva da mulher, podendo afetar a ovulação, a qualidade dos óvulos e até mesmo a capacidade de levar uma gravidez a bom porto.

É fundamental que o corpo da mulher receba todos os nutrientes necessários para funcionar corretamente. E isso só é possível com uma dieta variada e equilibrada. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como vegetais, frutas, frutos secos, grãos integrais e sementes, são especialmente importantes para a saúde reprodutiva feminina.

Além disso, o consumo adequado de proteínas e gorduras de boa qualidade são igualmente importantes para garantir o bom funcionamento do nosso organismo, incluindo a produção adequada de hormonas que regulam o ciclo menstrual.

Por outro lado, uma alimentação rica em gorduras saturadas, açúcares refinados e alimentos processados pode ter um efeito negativo na fertilidade feminina. Esses alimentos, pelo seu potencial pró inflamatório podem aumentar a inflamação no organismo, levando a uma menor qualidade dos óvulos, o que pode interferir ainda na regulação das hormonas sexuais e promover um meio menos favorável para a implantação do embrião, caso haja fecundação.

Para além do referido, este tipo de alimentos, podem aumentar as complicações de doenças associadas a dificuldades em engravidar, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos (SOP) e endometriose.

Manter um peso saudável é ainda crucial para a fertilidade feminina, uma vez que, o excesso de peso pode interferir na ovulação e na produção hormonal, enquanto o baixo peso pode levar a ciclos menstruais irregulares ou à ausência da ovulação.

Portanto, não devemos mesmo deixar a alimentação para segundo plano. Opte por uma dieta rica em nutrientes e retire da sua rotina alimentar tudo aquilo que é pobre nutricionalmente.

A alimentação tem um poder incrível na fertilidade feminina!

Artigo de Opinião de Virgínia Marques

Nutricionista

Virginia

Contactos

@virginiamarquesnutricionista

virginiamarques.pt

 

Veja mais em Opinião

PUB