[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Amanhã: entrada gratuita nos museus!

Comemorado um pouco por todo o País, e pelo mundo, o Dia Internacional dos Museus está de volta para a sua 36.ª edição, sob o tema ‘Memória + Criatividade = Mudança Social’.

Dia 18 de maio, tem à sua disposição, de forma gratuita, uma panóplia de atividades e eventos que pretendem dinamizar o espaço de diversas instituições. Concertos, filmes, exposições, ateliers para crianças, visitas guiadas e palestras, um mundo inteiro para descobrir!

Uma oportunidade para cerca de 100 museus, através mais de 430 de atividades, se mostrarem como espaços de memória e celebrarem a criatividade e a inovação em estreito convívio com os seus públicos.

Consulte aqui o programa geral e saiba mais informação em www.imc-ip.pt – Instituto dos Museus e da Conservação.

Algumas iniciativas de destaque:


Museu Coleção Berardo, Lisboa

Crianças:

– ‘Cozinh’arte

Um momento performativo entre a cozinha de autor e a fértil imaginação das crianças…

2-4 anos | 18 e 19 de maio, 11h e 15h30 | Conceção e orientação: Sara Franqueira e Sofia Cabrita | Mínimo: 6 crianças | Máximo: 12 crianças | Entrada gratuita

Adultos:

– Visita orientada ‘Marcas da Cultura Pop na Coleção Berardo

18 de maio, 16h | Conceção e orientação: José Marmeleira | Entrada gratuita

– Visita orientada à exposição ‘BES Photo 2013

18 de maio, 17h30 | Entrada gratuita

Museu Fundação Oriente, Lisboa

Visitas orientadas:

– Exposição ‘Do Vasto e Belo Porto de Lisboa’, cerca de 70 fotografias, a preto e branco, selecionadas entre as mais de 7000 que integram a coleção permanente do museu e que nos dão a conhecer o porto de Lisboa como um importante porto de escala. Das 11h30 às 12h30.

– Exposição ‘Cartazes de Propaganda Chinesa- a arte ao serviço da política‘, uma mostra de cerca de 100 cartazes de propaganda chinesa, produzidos entre 1959 e 1981 e que constituem um documento histórico do período que vai do Grande Salto em Frente e da criação das Comunas Populares ao fim da Revolução Cultural. Das 15h às 16h.

– Coleção ‘Presença Portuguesa na Ásia’, uma área de cerca de 1500 m, onde encontra a coleção artística dedicada à presença portuguesa na Ásia e ao colecionismo de arte do Extremo Oriente.

– Exposição ‘Macau: As Memórias a Tinta-da-China’, várias obras do pintor Charles Chauderlot, que tentam memorizar o glorioso passado marítimo de Macau, agora que se comemoram 500 anos de relações luso-chinesas, reproduzindo, em pintura, os edifícios que recordam que a cidade foi, em tempos, um próspero entreposto comercial para portugueses e chineses. Das 16h às 17h.

Museu da Música, Lisboa:

– Às 10h30 – ‘Em busca da música escondida’, conjunto de pequenos jogos musicais e sonoros, que procuram estimular a curiosidade das crianças pelos fenómenos do som e da música, promovendo o seu desenvolvimento musical.

– Às 15h – Visita guiada à exposição permanente do Museu da Música, conduzida por Victor Palma.

– Às 18h – Concerto de Joana Bagulho, que interpreta música ibérica dos sécs. XVI e XVII, e portuguesa do séc. XXI, no cravo construído por Joaquim José Antunes em 1758, um dos ex libris da coleção do Museu da Música e tesouro nacional.

– Às 21h – Alejandra Gutkin e a sua Escola Flamenca, demonstração de dança flamenca e repertório de sevilhanas.

– Às 22h – Concerto de Carlos Rodrigues, mais conhecido artisticamente como Kabeção, um multi-instrumentista e formador famoso pela criatividade e pela forma como tem vindo a dar voz a instrumentos como odidgeridoo, darbuca, cuica ou hang (‘handpan’), um instrumento inventado no ano 2000.

– Às 23h ‘Quizz Musical’, dirigido a todos os que quiserem testar os seus conhecimentos de música.

Museu da Farmácia, Lisboa e Porto:

– No Porto, às 15h, tem lugar uma visita à exposição permanente do museu e, às 16h30, o atelier educativo ‘Sabonete Divertido’, que ensina a crianças dos 6 aos 12 anos higiene pessoal, através de um método dinâmica e inovadora na área da saúde.

– Em Lisboa, é organizada uma ‘Noite das Arábias’. Às 21h, uma visita comentada intitulada ‘Farmácia no Mundo Árabe’, à coleção de arte islâmica dos sécs. VIII-XIII, que montra a inegável contribuição árabe para o desenvolvimento da ciência farmacêutica, pela sua ligação à alquimia. A noite acaba às 22h30, com uma prova do cocktail ‘Sangue de Dragão’, no restaurante Pharmacia.

Fundação de Serralves, Porto:

– Às 10h, é inaugurada a exposição ‘Lugares Imaginários: Utopia e Transição’, resultado da parceria entre o Serviço Educativo da Fundação de Serralves e um conjunto de escolas, do pré-escolar ao ensino secundário. Fica patente na Sala do Serviço Educativo do Museu até 29 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

– Oficina ‘As Formas do Meu Museu’, que convida a contemplar e a sentir os espaços aparentemente invisíveis do Museu de Serralves. E um percurso pelo Parque de Serralves. Entre cores, formas, texturas, sons e cheiros, convida-se o visitante a conhecer a biodiversidade do parque em passeios que exploram os diferentes sentidos.

– Além destas atividades, é ainda possível visitar as exposições patentes no Museu de Serralves: ‘A Substância do Tempo’, de Jorge Martins, ‘Arte Vida/Vida Arte – Revelações de Energias’ e ‘Movimentos da Matéria’, de Alberto Carneiro e ainda ‘Coleção de Serralves: Obras Recentes’.

Imagem de destaque ©SXC.hu

Veja mais em Sociedade

PUB