[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Bazar para ajudar crianças do Quénia

2 de 2

Para garantir que o dinheiro dos donativos que estava a conseguir não era desviado encarregou-se das compras, guardando os recibos, “chegando a ter discussões com os diretores da escola, que queriam apenas receber o dinheiro. Mas preciso é ensinar a pescar, não dar o peixe”, explica à LuxWOMAN.

A jovem ambiciona agora assegurar os estudos dos seus protegidos até que cheguem à universidade, e continua a apoiá-los.

No início de 2014, regressou ao Quénia, onde esteve quatro semanas. “Felizmente agora está a correr bem, desta vez não sofri represálias nem ameaças por parte das pessoas com quem trabalhei, e aos poucos as coisas estão a ser delineadas para funcionarem melhor. A ajuda das pessoas já foi maior, mas espero que no futuro volte a aumentar. Dei início a algumas parcerias locais que vão ser importantes no futuro. E a criação de uma ONG está prevista para este ano, permitindo começar a formar voluntários que viajem até Kibera, e aí vai ser possível também receber donativos de empresas e de outras entidades”, refere.

Mas as dificuldades existem: “O facto de não ter um colaborador no local a tempo inteiro, em quem confie totalmente, é uma das maiores dificuldades que encontro. Aceitar que não posso ajudar todas as pessoas que me procuram também é difícil, mas é a única forma de fazer algo bem feito. Não tenho ainda condições para ajudar mais do que as 35 crianças e jovens que neste momento têm os seus estudos suportados pelo projeto”, diz.

Já fez três estágios, já trabalhou, foi vice-presidente de uma associação de estudantes durante dois anos, mas é no voluntariado que se sente realizada. “Quero estar ligada ao voluntariado. Sempre. O ideal seria conseguir trabalhar na minha área de formação numa ONG, em Portugal ou no estrangeiro. Não posso comprometer-me com um posto de trabalho anual se tenho necessidade de ir ao Quénia com alguma frequência”, acrescenta.

Quer ajudar a Marta Baeta? Visite a página de Facebook ‘From Kibera With Love’, faça ‘gosto’ e descubra como é que pode apoiar as crianças de Kibera. Pode apadrinhar os estudos de uma delas, apenas as refeições ou as aulas extra, ou simplesmente fazer um donativo. Informações também através de e-mail ou dos tels. 913 886 749 e 964 691 041.

2 de 2

Veja mais em Sociedade

PUB