Vivo em Cascais e, apesar de ir com alguma frequência ao Mercado da Vila, ainda não tinha tido a sorte de reparar no Local, que está relativamente escondido, ao cimo das escadas, como quem sobe para o Páteo do Petisco.
Com o cognome Your Healthy Kitchen, o Local é um restaurante diferente, dedicado a uma alimentação saudável. O espaço é acolhedor, clean, e a comida o reflexo da personalidade da sua mentora, Maria Gray, que é quem elabora as receitas.
Mãe de cinco filhos, a dinâmica Maria – que é, além de uma cozinheira de mão cheia, uma boa relações públicas –, que por lá se encontra a gerir tudo o que acontece e a receber simpaticamente os clientes, muitos deles já habituais, iniciou-se na restauração através de um blog, o ‘Gray’s Cuisine’.
Apaixonada por alimentação criativa e equilibrada, foi percebendo que comer de forma saudável era essencial para o seu bem-estar físico e emocional, tornando-se uma apaixonada por pratos que fazem bem e sabem bem.
A ideia do Local surgiu-lhe nas viagens que fez, nomeadamente a Inglaterra, na sua experiência de alimentar uma família e na vontade de proporcionar aos outros, nomeadamente aos seguidores do seu blog, novas experiências de sabores com base numa cozinha essencialmente biológica.
O conceito está prestes a chegar ao coração de Lisboa, pois vai integrar as ofertas de restauração do Palácio do Chiado, a antiga casa do barão de Quintela, que abre ao público em fevereiro de 2016 na Rua do Alecrim.
O Local não é só para vegetarianos ou para pessoas que apenas comem coisas macrobióticas, e até eu, que gosto de comida substancial e não sou nada de fazer dietas nem de ter grandes cuidados com a alimentação, vim de lá com a barriga cheia. Isto porque as doses são grandes e saborosas e os pratos, bonitos e bem apresentados.
Ainda assim, esta Healthy Kitchen apresenta soluções para quem tem restrições alimentares – com um menu sem lactose, sem trigo e vegetariano – ou opte por alternativas na dieta. Os menus pretendem estimular o consumo de proteína de origem vegetal, criando opções variadas e criativas, mas oferecendo sempre uma opção de proteína de origem animal.
O consumo de legumes e vegetais é o elemento principal na composição dos menus. O restaurante não utiliza alimentos processados nem açúcares refinados e nenhuma sobremesa tem trigo nem lactose, exceto as que o advertem.
Além de entradas deliciosas e saudáveis, o menu é composto por: Health Bowls, que contêm 60% de legumes, 20% de hidratos de carbono e 20% de proteína; Lo-cal e Energy Bowls, com acompanhamentos à base de legumes e hidratos de carbono integrais; e Proteínas do Dia, que existem em várias opções, como salmão com crosta de avelãs e bacalhau com molho de pimentos amarelos assados, entre outras propostas que são apresentadas diariamente.
Detalhes:
Mercado da Vila de Cascais, Rua Padre Moisés da Silva, loja 13
Aberto todos os dias, das 8h30 às 22h30
Vende comida para fora
Site | Facebook
Imagem de destaque: bulgur com frango e molho de amendoim.