Mais do que cuidar da nossa pele, com a aplicação regular de proteção solar, durante esta altura do ano não nos devemos esquecer, também, dos nossos olhos. Quer esteja a fazer exercício ao ar livre, dar um passeio ou simplesmente na praia ou na piscina, os olhos estão expostos aos raios UV. Passamos mais tempo dentro de água, na praia ou na piscina, e essa exposição direta ao sol e ao reflexo da água, exige uma atenção especial para evitar danos nos olhos.
A MultiOpticas partilha dicas importantes para garantir que a sua visão esteja protegida enquanto aproveita os dias de lazer:
1| Use Óculos de Sol de Qualidade
A principal recomendação é o uso de óculos de sol com proteção UV, quer seja para uma caminhada na praia, um tempo numa esplanada a beber um sumo ou um dia na piscina. A exposição direta aos raios solares pode causar danos irreversíveis à visão e os óculos de sol escolhidos devem bloquear pelo menos 99% da radiação ultravioleta A, B e os raios infravermelhos. As cores das lentes de óculos de sol afetam a forma como vemos o mundo, e cada cor oferece diferentes benefícios em termos de proteção e conforto visual. Lentes escuras como cinza e preto são boas para reduzir o brilho em ambientes ensolarados, enquanto cores como amarelo e laranja são ideais para aumentar o contraste em condições de baixa luminosidade ou para dirigir à noite. Lentes verdes são uma opção versátil, proporcionando bom contraste e clareza em diversas condições.
2| Proteja-se do reflexo da água
Na praia, o reflexo da água pode intensificar a exposição aos raios solares, aumentando o risco de desconforto ocular e queimaduras na retina. Para isso, é aconselhável o uso de óculos polarizados, que não só reduzem o brilho da água como também melhoram o contraste e a nitidez da visão.
3| Hidrate os olhos
A mudança de ares e o excesso de água salgada podem fazer com que os olhos fiquem secos. Pode hidratá-los com lágrimas artificiais para evitar a excessiva secura ocular provocada pelo calor e pelo ar-condicionado, principalmente em ambientes com vento ou quando se está em contato com a areia.
4| Cuidados extra com os bebés
Use elementos que o protegem a si e ao bebé do sol, como por exemplo, colocar-se debaixo de um guarda-sol ou de um toldo, usar um chapéu ou boné, procurar a sombra e, acima de tudo, não se expor ao sol nas horas centrais do dia. A pele e os olhos do bebé precisam da sua proteção, além disso, os olhos das crianças são menos eficazes a filtrar os raios UV.