O Pizzico abriu em abril e fica situado na Baixa de Lisboa
Assim que entramos no Pizzico e nos sentamos numa das mesas espalhadas pelo pequeno espaço, esquecemo-nos de imediato que estamos em Lisboa, na Rua dos Correeiros. De repente, o aroma a pizza, a decoração vintage, o burburinho causado pelas conversas que vão acontecendo nas várias mesas e as paredes em pedra, transportam-nos para Itália.
O espaço. Créditos: Manuel Manso
O espaço abriu em abril de 2023, pelas mãos de dois amigos, um suíço e um italiano. A vontade e experiência de Thomas, aliada ao espaço que Marco tinha nos rés do chão do seu hostel, criaram a oportunidade perfeita.
“Há muito tempo que queria abrir uma pizzaria com o meu sócio Marco, ele tinha um espaço nos rés do chão do seu hostel, eu tinha experiência com pizza na França, e, então, decidimos criar este lugar”, conta Thomas.
O nome – Pizzico – não deixa grande margem para dúvidas sobre o que esperar da ementa. Aqui, encontra, segundo os donos, as “verdadeiras pizzas napolitanas”. Ou seja, vai encontrar pizzas feitas num forno Acunto, que veio de Nápoles e foi feito artesanalmente por um dos artesãos mais antigos da Itália, com ingredientes frescos e de qualidade. Os ingredientes base, como a fior di latte (mozzarella), o tomate, a farinha, os enchidos, a burrata e a búfala vêm de Itália; já os restantes legumes são de um fornecedor português do mercado da Ribeira.
“Temos uma fermentação longa duração, os produtos não são alterados, oferecemos a verdadeira essência da Itália. Foi a comer em muitas pizzarias em Lisboa, antes de abrir o Pizzico, que reparei que muitos lugares fazem pizza para agradar o cliente… para nós é o contrário: temos que descobrir a verdadeira tradição e perceber a diferença. Se comer uma pizza no Pizzico descobre um mundo novo!”
Uma Margherita. Créditos: Manuel Manso
Entre as várias pizzas que compõem o menu, a mais vendida é, segundo Thomas, a Margherita. “É a mais vendida! Eu, também, recomendo sempre essa porque dá para perceber logo se a pizza é boa com a margherita”, confessa. Depois, seguem-se a Maciste, a Paolo e a vegetariana Leopoldina. Há também que destacar os Pizza Rolls de Queijo e Trufa, que são o antipasti mais popular da casa.
No que às bebidas diz respeito, os vinhos, com destaque para os naturais, são um dos cartões de visita da casa. Os donos reuniram uma equipa de especialistas, incluindo Temple Wines, Wine a Lot e Terroir, para criar a lista de vinhos ideal, com referências de Portugal, Itália e Espanha. Os mais pedidos, segundo Thomas, “são os vinhos Sicilianos e o Hasso que vem do Douro”.
Créditos: Manuel Manso
Para os que preferem uma alternativa ao vinho, está disponível uma seleção de cervejas de alta qualidade, que vêm de Itália. Existem, também, opções sem álcool como a limonada, a laranjada e a chinotto, uma bebida italiana feita a partir da laranjeira de murta
O Pizzico está situado na Baixa de Lisboa, na Rua dos Correeiros, número 113, e está aberto todos os dias das 12h30 às 22h30.