[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Esta é a nova forma de comer Ramen

O Ajitama dá a conhecer duas novas categorias que reinventam a experiência tradicional de comer este prato japonês

 António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, fundadores do Ajitama e do Ramen Station, voltam a elevar a fasquia da inovação e apresentam uma nova forma de comer ramen. O Ajitama introduziu, assim, duas novas categorias no seu menu, que reinventam a experiência tradicional de comer este prato japonês tão apreciado: o Mazemen e o Tsukemen. A estas inovações junta-se, ainda, o HerbQuake, um novo ramen inteiramente plant-based.

“Acreditamos que a inovação deve andar de mãos dadas com o respeito pela tradição. Estas novas categorias representam não só uma evolução do nosso menu, mas também uma extensão natural daquilo que sempre defendemos: qualidade e autenticidade japonesa”, afirma João Azevedo Ferreira, cofundador do Ajitama.

Fiéis à filosofia “100% artesanal, 100% Ajitama”, o Mazemen, Tsukemen e HerbQuake são totalmente feitos de raiz, sem aditivos artificiais, sem conservantes, com ingredientes selecionados e técnicas autênticas. Os noodles são preparados diariamente no Ramen LAB do grupo Ajitama, localizado em Benfica, utilizando blends de farinhas e ingredientes nacionais e japoneses, definidos pelo grupo, para garantir uma textura perfeita e personalizada para cada tipo de ramen.

“Queremos que as pessoas descubram novas formas de experienciar os noodles japoneses e criar memórias marcantes, sabores que perduram e que emocionam. O nosso grande objetivo é proporcionar a quem experimente os novos pratos, um daqueles momentos em que nos lembramos sempre de onde estávamos quando provámos ‘aquele’ sabor pela primeira vez”, diz António Carvalhão, o outro sócio e cofundador do Ajitama.

O Mazemen é uma versão sem caldo do ramen tradicional, onde os noodles são envolvidos num molho cremoso, intenso e cheio de ‘umami’ sendo, por isso, e segundo os criadores, “absolutamente irresistível”. Apresenta-se em duas versões – Tokyo Mazemen e Vegan Mazemen – e estão ambas disponíveis também numa versão picante.

Já o Tsukemen, também conhecido como “dipping ramen”, oferece uma experiência gastronómica diferente. “Os noodles são servidos frios ou à temperatura ambiente, para serem depois mergulhados num caldo separado, quente, denso e intensamente aromático”, explica João Azevedo Ferreira. Este está disponível em duas versões, que contam com a opção de picante artesanal: o Ocean Gyokai Tsukemen, que se define como “um autêntico mergulho no oceano japonês de puro ‘umami’ marítimo”, e o Vegan Tsukemen, que aposta num caldo vegetal igualmente rico e encorpado, servido com tempura crocante de vegetais, frutos secos, negi, beni shoga, menma e mayu.

“Somos obcecados pela precisão e pelo equilíbrio dos sabores. Cada prato que sai da nossa cozinha passa por um processo criativo exigente e detalhado. Estas novas categorias foram pensadas para trazer frescura e surpresa, mas mantendo a alma do que é o verdadeiro ramen”, destaca António Carvalhão.

<\/p><\/blockquote>

O Ajitama não se esqueceu dos amantes das receitas plant-based e lançou o HerbQuake. Com noodles finos e um caldo vegetal cremoso e rico, esta receita inclui tempura japonesa de vegetais, tomate assado, negi, rúcula e beni shoga. Uma aposta arrojada que também conta com a opção picante.

HerbQuake. Créditos: Arnaldo Cellani

HerbQuake. Créditos: Arnaldo Cellani

Para refrescar a refeição, a nova carta apresenta também um novo cocktail, o Osaka Rush Sake; composto por sake, triple seco, mel e sumo de limão; e um novo Mocktail, Okinawa Sunset, uma bebida sem álcool com abacaxi, mel, limão, ginger ale. No Ajitama do Saldanha, surge ainda o Fresh Hibiscus, um mocktail composto por sumo de laranja, sumo de limão, xarope de hibísco e clara de ovo,  anteriormente disponível apenas no Ajitama do Chiado e que pode agora ser provado em ambos os restaurantes.

Os pratos já existentes também sofreram um upgrade. Têm agora uma maior diversidade na oferta de noodles e houve uma atualização dos ingredientes que compõem os diversos ramens da carta Ajitama.

[whatsapp_share]

Veja mais em Gastronomia

PUB


LuxWOMAN