[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Este domingo pendure uma peça branca à janela pela Paz

No Dia Internacional da Paz, que se assinala a 21 de setembro, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal voltam a juntar-se a um grupo de personalidades públicas impulsionadoras da iniciativa #JanelaBrancaPelaPaz para desafiar todas as pessoas e entidades a decorarem a sua janela com uma peça branca, evocando a importância da Paz e mostrando a sua solidariedade para com todos os que vivem em situação de guerra ou de conflito

Uma vez mais, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF Portugal juntam-se a um grupo de figuras públicas portuguesas para assinalar o Dia Internacional da Paz, celebrado a 21 de setembro. Juntos promovem o movimento #JanelaBrancaPelaPaz, que visa unir as pessoas em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca.

De acordo com a ONU, o mundo vive o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial com 2 mil milhões de pessoas, ou seja, um quarto da população mundial, a viverem em zonas afetadas por conflitos ou por guerras. Mais de 123 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas devido a conflitos, perseguições, e outras formas de violência estima-se que, em 2024, 305 milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária. As crianças são as mais afetadas, 473 milhões,1 em cada 6 no mundo, vive em contexto de guerra ou está deslocada devido ao conflito. Num mundo mergulhado em conflitos, desigualdades e discriminação, a ONU apela a que todos contribuam para a promoção do diálogo, da empatia e dos direitos humanos para todas as pessoas.

Foi, por isso, que esta iniciativa surgiu em 2024. Várias entidades juntaram-se à Janela Branca Pela Paz, tais como TAP, Staples, Universal Music Portugal, Teatro Tivoli BBVA, Amnistia Internacional, entre outras entidades e meios de comunicação. Personalidades como Catarina Furtado, Cristina Ferreira, José Luís Peixoto, Marisa Liz, Nelson Évora, Nuno Markl e Rita Blanco deram a cara pela iniciativa e levaram milhares de pessoas por todo o país a estenderem tecidos brancos nas suas janelas, o que levou a mais de 184 publicações com o #JanelaBrancaPelaPaz no Instagram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marisa Liz (@marisaliz_oficial)

Assim, neste Dia Internacional da Paz, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, todas as pessoas e instituições são convidadas a participar nesta iniciativa com um simples gesto: pendurar um pano branco na janela da sua casa, ou do seu local de trabalho, de forma visível. Este pano – que pode ser um lençol, bandeira, fronha, toalha, ou qualquer outro item disponível –, representa um apelo conjunto à cultura da Paz.

Todos os participantes nesta iniciativa poderão partilhar uma fotografia ou vídeo da sua Janela Branca Pela Paz, identificando a conta do Instagram da @JanelaBrancaPelaPaz e o hashtag #JanelaBrancaPelaPaz.

Veja mais em Sociedade

PUB


LuxWOMAN