[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Este vai ser o primeiro festival a oferecer interpretação dos concertos para a comunidade surda

A 9ª edição do Rock in Rio, dá agora um passo em frente em direção a um mundo mais acessível para todos. Pela primeira vez em Portugal, aquele que é um dos mais emblemáticos festivais do País, terá concertos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LPG), garantida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através dos serviços especializados da Hands Voice.

Sandra Faria, intérprete de LGP e cofundadora da Hands Voice, explica que “é um orgulho fazer parte desta iniciativa, a convite da Santa Casa da Misericórdia, não só pelo desafio profissional a que nos propomos, mas também por ser um marco que assinala que o setor da música e eventos começa finalmente a olhar para a comunidade surda como um público-alvo”.

Os surdos apreciam a música pelo seu ritmo, vibração, letras e espetáculo. Por isso, ainda que não a possam ouvir, conseguem senti-la. Daí que uma iniciativa desta natureza e dimensão seja tão importante e esperamos que seja um pontapé de saída para a promoção da acessibilidade em eventos similares”, acrescenta, desmistificando a ligação entre os surdos e a música.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem reforçado o seu papel na criação de condições para que todos tenham acesso à Cultura e afirma: “Desde o primeiro momento, o nosso foco esteve no desenvolvimento de condições de acessibilidade. Estendemos agora esse impulso também através da acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa. Queremos garantir que se proporcionam cada vez mais espetáculos acessíveis e inclusivos, atingindo todos os públicos que frequentam estes eventos musicais”.

Depois de uma primeira experiência bem-sucedida no Rock in Rio Brasil, a edição portuguesa testa o formato com interpretação LGP já nos dias 18, 19, 25 e 26, no Parque da Bela Vista em Lisboa.

Veja mais em Música

PUB