[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Estes dois moscatéis portugueses estão entre os melhores do mundo

Os Moscatéis portugueses voltaram a ser distinguidos na competição mundial, exclusivamente dedicada a esta categoria de vinho, o Concurso Internacional Muscats du Monde®. Venâncio da Costa Lima e Adega Cooperativa de Palmela figuram entre os melhores produtores de moscatel do mundo, ao integrarem o top 10 da 24.ª edição.

Como já tem sido habitual, os Moscatéis de Setúbal tiveram, mais uma vez, em grande destaque no concurso. No top 10 figuram os moscatéis Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 5 Anos e Moscatel de Setúbal – Adega de Palmela – 10 Anos, que tal como todos os outros vinhos do TOP 10 obtiveram medalha de ouro.

1. Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 5 Anos 2. Moscatel de Setúbal - Adega de Palmela - 10 Anos

1. Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 5 Anos
2. Moscatel de Setúbal – Adega de Palmela – 10 Anos

Embora não tenham integrado o top, o Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos, d’A Bacalhôa, levou para casa uma medalha de ouro. Já o Moscatel de Setúbal Doc Adega de Palmela – M 2022, também da Adega Cooperativa de Palmela, arrecadou uma medalha de prata.

1. Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos 2. Moscatel de Setúbal Doc Adega de Palmela - M 2022

1. Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos
2. Moscatel de Setúbal Doc Adega de Palmela – M 2022

Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, as distinções recorrentes no Concurso Muscats du Monde, “são o reconhecimento da qualidade mundial dos extraordinários vinhos generosos que a região tem capacidade de produzir”.

Os moscatéis portugueses foram ainda representados pela Adega Cooperativa de Favaios, com o Moscatel do Douro Doc Adega de Favaios 10 Anos, que também obteve uma medalha de ouro.

Moscatel do Douro Doc Adega de Favaios 10 Anos

Moscatel do Douro Doc Adega de Favaios 10 Anos

Organizado pela Associação Fórum Œnologie, em Borgonha, França, foram a prova 145 amostras de vinho de 15 países. Dos 15 países, 7 marcaram presença no ranking Top 10 dos melhores Muscats 2024, sendo que França, Itália, Áustria, Austrália e Portugal ocupam os primeiros lugares. A competição contou com o crivo de um júri composto por mais de 55 especialistas internacionais que, após um dia de avaliação, atribuiu 48 medalhas, das quais 31 corresponderam a medalhas de ouro e 17 a medalhas de prata.

Veja mais em Gastronomia

PUB