[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Exercícios para fazer em cadeira de rodas

O desporto e o exercício são para todos! A inclusão e a acessibilidade a pessoas de todas as condições devem ser asseguradas pelas instituições, dando acesso e meios para que todos possam melhorar a sua condição física e trabalhar na sua saúde. Qualquer pessoa que se encontre numa cadeira de rodas deverá, também, manter uma boa rotina de treino para otimizar a sua saúde, assim como a sua recuperação. Vamos a isso?

Através da realização de uma anamnese [um documento médico e um importante instrumento para a avaliação de sintomas, problemas de saúde e preocupações, que regista a forma como a pessoa responde a essas situações, abrindo espaço para a promoção da saúde], o profissional de exercício passa a conhecer o estado de saúde da pessoa em questão, bem como as suas necessidades individuais e a condição física, decidindo, assim, qual o melhor procedimento a adotar, para um melhor planeamento dos exercícios. Este processo acompanha a personalização dos exercícios, através de princípios de individualidade e progressão dos mesmos, que deverão ser adaptados, de forma a não causar desconforto ou gerar lesões, mantendo a motivação para o treino.

Também durante o planeamento do programa de treino, o profissional do exercício deverá analisá-lo e reajustá-lo, sempre que for necessário, pois, uma vez que se trata de uma pessoa com uma condição especial, obriga o profissional a ter cuidados redobrados.

Devido à condição especial, devemos ter bem presente o controlo e a progressão gradual dos exercícios, de forma a gerir qualquer sobrecarga e tendo em atenção os limites do corpo.


Leia o artigo completo de Sara Rodrigues, Personal Trainer no Holmes Place Alvalade, na edição de dezembro da sua Revista LuxWoman, já nas bancas ou em formato digital na Kiosko y Más, em kioskoymas.com ou na App Kioskoymas

Capa WOMAN 284 site

Veja mais em Lifestyle

PUB