[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Fomos namorar ao Ritz

Bem, namorar, namorar não foi bem, mas quase. Na realidade, fomos experimentar o Menu São Valentim do chef executivo do Ritz Four Seasons, Pascal Meynard.

É Diana Castello Branco quem faz as honras da casa e nos leva pelos meandros gastronómicos do Ritz. O almoço foi servido numa sala contígua à cozinha, onde costumam decorrer as reuniões de menus.

A cozinha do Ritz é enorme. De um lado, Room Service, os quentes aqui, os frios ali… literalmente isto é o mundo. E poder estar do lado de cá é um privilégio.

O chef Pascal Meynard espera-nos e senta-se à mesa connosco, e ainda bem porque as perguntas sucedem-se. Somos apenas quatro jornalistas e seis pessoas à mesa.

Começamos com o Carabineiro Marinado com Citrinos, Legumes Crocantes, Óleo de Limão e Basílico. Ah, que lindo! Estamos perante um jardim encantado, literalmente, onde o carabineiro faz de chão, os legumes crocantes (cenoura, tomate confitado, rabanetes, pepinos) se distribuem entre diversas gelatinas e citrinos. E há pétalas, claro, não fosse este um jardim.
Seguem-se as Vieiras com Trufa Preta Melanosporum, Geleia de Funcho e Alho Francês com Pimenta Fumada. Ultrafeminino este prato, talvez pela gelatina que ficou cor-de-rosa porque se apaixonou pela beterraba. As vieiras estão cozinhadas na perfeição, a trufa está lá, discreta, para não anular sabores. O alho francês concede-lhe alguma frescura. Fala-se do chef, do Ritz de outros tempos e do Ritz de hoje.
Existem dois pratos que são opção no menu: Cherne com Pinhões, Canneloni de Couve e Amêijoas e Clorofila de Rúcula ou Filete de Vitela au Combava (Lima Keffir), Beringela Lacada com Miso, Crocante de Kumquat e Sésamo Preto. Somos seis, uns comem carne, outros peixe, a mim calha-me o cherne e, ainda bem. Gosto da leveza do peixe, aqui enriquecida com pinhões. A couve e as amêijoas embrulharam-se e surgem enroladas em finíssimas folhas de massa philo, e a clorofila de rúcula ajuda a refrescar alguns calores que possam surgir.

Desta vez fala-se de vinhos e de copos. Ainda têm os antigos copos? “Temos claro!” Alguns minutos depois, surgem-nos três copos alinhados numa baixela com o pano de linho. São os pormenores que contam, afinal estamos no Ritz. Qualquer semelhança com os copos que se usam hoje é pura coincidência, mas são maravilhosos…

Terminamos com o Coração de Framboesa e Hibiscos. E o chef pasteleiro Fabian Nguyen junta-se a nós. E desconstrói o que temos à frente, as framboesas surgem no pedestal de morangos e cobrem-se de ouro, o chocolate branco oferece-nos uma folha de corações e o gelado faz-nos voltar atrás no tempo porque sabe a gomas.

Está-se muito bem aqui, mas a minha vida (infelizmente) não é só isto!

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB