[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Galiza “Bom Caminho!”

Um guia para descobrir o Caminho de Santiago

Está a pensar fazer o Caminho de Santiago? Não o percorremos, a pé, como um verdadeiro peregrino, mas explorámos alguns dos principais pontos de passagem do Caminho Português de Santiago, pela costa galega. De A Guarda – a vila costeira mais próxima da fronteira minhota – ao ponto final, em Santiago de Compostela, passámos por locais emblemáticos, saboreámos a melhor gastronomia, conhecemos lendas e preces, num testemunho enriquecedor da essência da Galiza, até ao derradeiro destino, a célebre e imponente Catedral de Santiago de Compostela.

Tendo como base o percurso do Caminho Português pela Costa – uma variante mais recente do Caminho Português de Santiago, que destaca a paisagem costeira – avançámos pelo percurso da costa galega, para explorar e descobrir alguns dos segredos mais bem guardados de uma Galiza que, em tudo, nos recebeu de braços abertos. Desde paisagens maravilhosas e praias, quer rochosas, quer extensas e tranquilas, a ruas movimentadas por peregrinos, turistas e locais, passando por uma gastronomia soberba, graças aos melhores produtos que o mar e a terra galegos oferecem, fomos seguindo as setas amarelas que surgem em muros, paredes e postes, como símbolo de orientação, que nos indicam que estamos certos, em direção a Compostela. Para além das ofertas desportivas, tanto a nível de desportos aquáticos, como de aventura, as caminhadas, o cycling, entre muitos outros, as propostas de cariz histórico e cultural são inúmeras, no que diz respeito aos Caminhos de Santiago, fazendo, desta região, uma das mais encantadoras, versáteis e movimentadas de Espanha. Há uma energia especial neste lugar que motiva, não só peregrinos, por fé e devoção religiosas, como múltiplos caminhantes, a fazer a sua jornada em busca de conexão espiritual, por desafio pessoal, autoconhecimento, por descoberta de novos lugares e de pessoas e para reflexão e contemplação, entre muitas outras razões. Como lembrança e prova de missão cumprida, surge a concha de vieira, conhecida como o símbolo do peregrino. “Bom caminho” é a saudação habitual que se ouve por toda a Galiza. “Bom caminho” para si, que vai iniciar esta viagem connosco.

A GUARDA

No extremo sul da Galiza, onde o rio Minho encontra o Atlântico, A Guarda acolhe os peregrinos do Caminho de Santiago que chegam da costa portuguesa. Nesta vila costeira, com uma identidade forte, marcada pelo mar, pelas suas tradições e por um ritmo sereno, a viagem faz-se devagar, com os pés no caminho e todos os sentidos em alerta. Em terra de mariscadores, os melhores sabores são os atlânticos. À mesa, servem-se zamburinhas, mexilhões, polvo, percebes e o tradicional salpicão de marisco, celebrando a generosidade das Rías Baixas. A gastronomia local é feita de simplicidade e frescura, sempre acompanhada por vinhos galegos e vista para o mar. Depois da subida ao Castro de Santa Trega – com a sua vista panorâmica sobre a costa galega e a costa minhota e as histórias das meigas (as “bruxas” encantadoras da tradição galega) e o verde que pinta a paisagem – seguimos para Baiona.

BAIONA

Se A Guarda nos dá um primeiro vislumbre sobre…

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN