[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Há uma portuguesa na lista de mulheres fotojornalistas a seguir

A seleção foi feita pela revista Time, que destacou o “ponto de vista único” de Violeta Santos Moura.

A portuguesa Violeta Santos Moura está entre as mulheres fotojornalistas eleitas por um leque de especialistas, designado pela revista Time para selecionar as “34 vozes de todo o mundo” que devemos seguir.

No texto introdutório do artigo, a diretora de fotografia da Time, Kira Pollack, afirma que, enquanto jurada do World Press Photo, ficou perplexa quando percebeu que, na última década, o número de mulheres participantes naquele prémio rondava os 15%.

“A Time abordou as mais aclamadas fotojornalistas, curadoras e diretoras de fotografia na indústria pedindo-lhes que selecionassem uma fotojornalista que encarassem como merecedora de reconhecimento”, explica Pollack. “O resultado é uma coleção impressionante de trabalhos brilhantes de todo o mundo. Para mim, esta lista inclui fotojornalistas que nunca conheci e que fiquei encantada por encontrar”, acrescenta.

“Penso que o trabalho de Violeta consegue captar os silenciosos ventos da mudança na sociedade israelita”, comenta a fotógrafa Tali Mayer, no mesmo artigo. “O seu olhar aprofundado sobre essas questões já muito faladas releva uma nova perfectiva feminina. O seu ponto de vista exclusivo ajuda a elaborar uma diversidade de assuntos que levam o observador ao clímax visual das suas imagens”, acrescenta.

Violeta Santos Moura nasceu em Vila Real. Já trabalhou em Marrocos, Polónia, Espanha ou Portugal, e cobriu o conflito israelo-palestiniano enquanto correspondente e fotojornalista. Tem trabalhos publicados em várias publicações, nomeadamente Foreign Affairs, The Internacional Business Times, La Vanguardia, entre outros, lê-se na biografia publicada no seu site.

Veja mais em Pessoas

PUB