[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ler dá saúde

Estudo comprova que é possível combater doenças como a de Alzheimer.

Pode parecer um cliché, mas a verdade é que ler faz (mesmo) bem: melhora a capacidade da memória, aumenta a plasticidade do cérebro, ajuda a melhorar a qualidade das relações interpessoais e a empatia e ajuda até – espante-se! – a reduzir a pressão arterial.

As conclusões são de um estudo recente da Universidade da Califórnia, nos EUA, a ser publicado na revista científica Archives of Neurology.

O mesmo estudo refere ainda que, se a leitura for incentivada desde tenra idade, podemos combater eficazmente problemas graves, como é o caso da doença de Alzheimer. Porquê? Porque a leitura inibe a formação das placas amiloides, proteínas encontradas nos pacientes que sofrem do problema.

Foram analisados cérebros de adultos saudáveis com idade igual ou superior a 60 anos e sem sinais de demência. Concluiu-se, então, que aqueles que levavam a cabo atividades como a leitura, o xadrez ou a escrita desde os 6 anos de vida mostravam níveis muito baixos destas placas e, consequentemente, menor risco de desenvolver a doença.

Veja mais em Sociedade

PUB