[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Língua Gestual Portuguesa chega ao Fado

Depois do Rock in Rio, chegou a vez do Festival Santa Casa Alfama acolher a comunidade Surda através de uma edição acessível. A Santa Casa da Misericórdia – patrocinadora oficial do festival Santa Casa Alfama 2022 -, através dos serviços da Hands Voice, irá assegurar a interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) dos espetáculos do Palco Santa Casa, numa parceria com a Access Lab.

De acordo com Sandra Faria, intérprete de LGP, “este é um desafio muito diferente. Enquanto no Rock in Rio, grande parte dos concertos tinham uma componente visual muito forte, no Festival Santa Casa Alfama o caso muda de figura”. Sendo o Fado o expoente máximo da palavra, ganhando uma importância ainda maior na interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a  intérprete de LGP acrescenta “aqui, é a letra das canções que ganha especial relevância. É um estilo musical muito característico e com uma forte capacidade de despertar emoções e sentimentos. Conseguir transmitir tudo isso vai ser, sem dúvida, um desafio diferente, mas muito especial”.

A 10.ª edição do Festival Santa Casa Alfama regressa assim a Lisboa e decorre já nos próximos dias 23 e 24 de setembro, coincidindo com o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se celebra a 23. Pela primeira vez, o festival disponibilizará um bilhete gratuito para acompanhantes de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, mediante a compra do bilhete pelas pessoas com deficiência e apresentação de Atestado Multiuso.

Veja mais em Música

PUB