O local? O Salão Nobre do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. Uma mesa longa ocupa toda a extensão da sala. Está linda, cheia de candelabros, e quando abriram as portas do foyer, onde bebericámos vodka dry martinis, quase que se ouviu um ‘ahhhh’ geral. Digo quase porque claro que não o ouvimos (afinal este é um jantar de gala!), mas vejo nos rostos ao meu lado o mesmo espanto por estar tudo tão espetacular nesta mesa de 25 metros!
Estão aqui reunidas cerca de 100 pessoas das áreas da arte, da moda e da cultura, para um momento único. E estas 100 pessoas são, para a marca sueca Absolut e para a sua vodka premium Elyx, as que fez sentido para a marca convidar para um dos mais originais e requintados jantares, o primeiro do género em Portugal. É o que retenho do discurso de Jean-François Collobert, diretor geral da Pernot Ricard em Portugal, que abre as hostes no palco.
Seguiu-se Sofia Escobar, acompanhada por Nuno Feist ao piano. E a sua voz é tão límpida como o shot de vodka puro que nos dão segundos antes para brindar à marca: está gelado e é servido num copo de cobre.
Começa o jantar! O chef Pascal Meynard criou um menu excecional (outra coisa não seria de esperar, afinal ele é o responsável pela cozinha de um dos mais emblemáticos hotéis da cidade!) que foi sempre acompanhado – para quem aguentou – de cocktails criados exclusivamente para este evento, sob a supervisão do embaixador da marca Pedro Segurado.
Os Brass Wires Orchestra, apresentados como um dos maiores nomes atuais da música portuguesa, continuaram, em momentos variados, a acompanhar-nos e é preciso dizer: são o máximo, super cool e animados! Quando eles não nos arrasam, é a DJ Mary B que assegura uma música smooth adequada ao jantar – já no início, no foyer, tinha sido acompanhada pela voz de Maria do Rosário – uma combinação muito original, que adorámos!
A vodka Absolut Elyx é handcrafted e feita apenas em pequenas quantidades, usando um processo e as técnicas mais artesanais, onde o cobre desempenha o papel de purificar a vodka na fase da destilação. Daí, haver tanto cobre presente na decoração deste jantar.
No dia seguinte, lembro-me, porque dizem que esta vodka é um ‘líquido absolutamente puro’ que pode ser bebida pura como se fosse Liquid Silk: não tenho ressaca nenhuma de álcool! Skol (tchin-tchin)!
Imagem de destaque: jantar Absolut Elyx, no Hotel Ritz.