Estive quatro dias em Madrid, a convite da Delegação Oficial do Turismo Espanhol – Embaixada de Espanha.
A viagem para a imprensa tinha o objetivo de nos dar a conhecer ‘Madrid para a Mulher’, para que cada uma de nós, um grupo de quatro jornalistas, pudesse viver a experiência, na primeira pessoa, do que pode deslumbrar, emocionar e divertir uma portuguesa nesta cidade, que fica apenas a uma hora de voo ou seis horas de carro de Lisboa. Fomos a uma quinta-feira e voltámos a um domingo, e não parámos um minuto.
Ficámos no Hotel Urban, que achei ótimo. O quarto em que fiquei era muito confortável e tinha a particularidade de, apesar de ser numa rua tão movimentada, o silêncio e o sossego serem totais. Tinha também a vantagem de ser o mais central possível, perto de tudo.
Um dos objetivos desta viagem era conhecer restaurantes e gastrobares recentemente inaugurados. Gostei particularmente de tapear no Ana La Santa, na lindíssima Plaza de Santa Ana, com o Teatro Español como fundo.
O ambiente é acolhedor, como se estivéssemos em casa, e cheio de luz. Comemos lindamente e depois fomos ver as montras ao Outlet Chic, que lembra o nosso Campera, mas é muito maior e destinado apenas às ‘grandes marcas’. Adorei o VI Cool e a ‘cozinha’ do Sergi Arola.
Almoçámos ainda de forma principesca na esplanada do charmoso Hotel Hospes Madrid e no clássico Lhardy, onde desfrutámos o típico cozido madrileno, parecido com o nosso, em algumas coisas, mas à base de grão. Jantámos também no muito ‘na moda’ Ateneo Restaurant, Bar & Club, onde, na sexta-feira à noite, posso jurar que devia estar meia Madrid.
O jantar de sábado, no La Cocina de San Antón, também foi delicioso, e gostei muito de observar o movimento de um mercado municipal frequentado por madrilenos e não maioritariamente por turistas.
Foi também engraçado assistir à demonstração de como cortar Presunto Ibérico 5 Jotas. O último almoço foi no restaurante Estado Puro, do famoso Paco Roncero. Estava tudo ótimo, mas já não conseguimos comer quase nada, de tanto que comemos e bebemos nesta viagem.
Trouxe no coração o Barrio de Salamanca, que é glamoroso, e onde visitámos as tiendas chiques, e o Barrio de Las Letras, com o seu charme particular.
Recomendo ainda um passeio ao Matadouro de Madrid, para ver como se divertem e cultivam os madrilenos aos domingos. Visitámos o Museu Thyssen-Bornemisza, situado no Palácio de Villahermosa, onde nos deslumbrámos com a exposição ‘El Surrealismo y el Sueño’.
A TAP Air Portugal patrocinou a viagem e voltámos em executiva, cansadas mas felizes, no meio de muita risota.
A TAP Air Portugal acaba de lançar uma tarifa promocional para viagens a Madrid, no âmbito de uma campanha desenvolvida em parceria com o Turismo de Espanha.
A capital espanhola está agora acessível por apenas 51 euros, preço de ida com todas as taxas incluídas, em voos à partida de Lisboa e do Porto.
A promoção está sujeita a condições especiais, com lugares limitados, sendo válida em voos diretos e específicos à partida de Lisboa e Porto operados pela TAP, para compras com cartão de débito (adicional para compras com cartão de crédito) e reservas em Fly TAP até 24 de novembro de 2013.
As viagens devem realizar-se de 15 de janeiro a 31 de maio de 2014. Todas as viagens incluem o transporte grátis de um volume de bagagem de porão até 23 kg.
A TAP voa de Lisboa para Madrid diariamente, com uma média de seis voos por dia, num total de 38 voos semanais diretos. Do Porto para Madrid, a companhia tem em média três voos diários, num total de 19 voos semanais diretos. Ligue 707 205 700 ou visite o site da TAP.