[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mateus Solano estreia “O Figurante” em Lisboa

Após o sucesso no Brasil, o ator traz a Portugal um espetáculo que mistura humor, emoção e reflexão sobre a identidade.

Estreia hoje, às 21h, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a comédia dramática “O Figurante”, o primeiro monólogo do ator brasileiro Mateus Solano, que foi um sucesso no Brasil. A peça estará em cena até ao dia 1 de março e, posteriormente, seguirá em digressão por Portugal.

Com encenação de Miguel Thiré, que volta a colaborar com Mateus Solano após o êxito de “Selfie” — espetáculo que esgotou teatros entre 2014 e 2018 —, “O Figurante” mergulha na rotina de Augusto, um figurante que luta para se encontrar a si próprio no meio de uma vida pobre em sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano. O monólogo reflete sobre a dificuldade de nos conectarmos com a nossa própria essência e sobre os desafios de assumir o controlo da nossa narrativa.

“Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo em que acreditar. Na ânsia de fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos, a ponto de não sabermos se somos protagonistas ou figurantes da nossa própria história”, reflete Mateus Solano.

A dramaturgia foi construída a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que estimulou o ator a explorar a sua própria criatividade através de improvisos. As cenas criadas por Mateus foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel para compor o texto final, preservando a autenticidade das reflexões da personagem.

“Atores e atrizes escrevem no ar da cena, onde vírgula é respiração e texto é palavra dita e depois encarnada no papel. Essa é a tinta de base usada para escrever ‘O Figurante’. Partimos de improvisos de Mateus Solano e, posteriormente, mergulhámos no árduo e delicioso trabalho de composição e estruturação dramatúrgica. ‘O Figurante’ coloca no centro o que normalmente é deixado de lado, ampliando o olhar para o que muitas vezes passa despercebido”, explica Isabel Teixeira.

O espetáculo estreia hoje, dia 4 de fevereiro, e fica em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, até ao dia 1 de março. Depois, segue em digressão e passará pelo Porto (5 a 8 de março), Oliveira de Azeméis (14 de março), Marco de Canaveses (15 de março), Leiria (19 de março), Faro (20 de março), Figueira da Foz (27 de março) e Aveiro (28 de março).

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN