[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres ao volante

Apesar de revelarem maior desconhecimento do que os homens no que toca aos cuidados com a manutenção das viaturas, as mulheres evitam mais as distrações como o telemóvel ou fumar enquanto conduzem. Estas são conclusões de um estudo que revela também que somos mais cumpridoras com as revisões obrigatórias da viatura.

Das inquiridas, 49 por cento afirma não saber mudar um pneu e 55 por cento não sabe dar um encosto na bateria, contra 99 e 92 por cento dos homens, respetivamente. Medir a pressão do ar dos pneus é uma tarefa que 34 por cento das entrevistadas assume não saber fazer, contra dois por cento dos inquiridos do sexo masculino. Se a água faltar no limpa-pára-brisas, 17 por cento das inquiridas confessa não saber solucionar o problema, ao passo que a totalidade dos homens diz saber fazê-lo.

Mas esta “falta de jeito” de algumas é compensada por uma maior preocupação com a segurança. Das mulheres que fumam, apenas 40 por cento admite fazê-lo enquanto conduz, por comparação com 61 por cento dos homens. Também são os homens que admitem mais distraírem-se enquanto conduzem por estarem a fumar, 19 por cento contra 13 por cento das entrevistadas.

Relativamente ao uso do telemóvel ao volante, que tantos acidentes causa, 34 por cento das inquiridas garante não o atender caso toque enquanto guiam, enquanto apenas 27 por cento dos homens o fazem. Três por cento dos homens refere usar sistema de mãos-livres, enquanto 18 por cento das senhoras o faz. As inquiridas revelam também que se inibem mais de falar ao telemóvel enquanto conduzem se forem acompanhadas do que os homens, 56 e 44 por cento, respetivamente. Questionados sobre se já foram multados por falar ao telemóvel enquanto conduziam, só um por cento das mulheres afirmou que sim, contra dez por cento dos homens.

No que toca às revisões das viaturas, 96 por cento das mulheres indica fazê-las dentro dos prazos indicados, valor que contrasta com os 90 por cento do sexo masculino que confessam deixar passar as datas. Também são mais as mulheres que afirmam ter o colete refletor à mão (89 por cento).

Mais distraídos, 15 por cento dos homens indica já se ter enganado no combustível, sendo que apenas dez por cento das inquiridas assume essa falha.

O estudo foi realizado pela GfK Metris para a Seguro Directo.

Imagem de destaque Mercedes

POR

A.C.M.

Veja mais em Sociedade

PUB