A Cata Vassalo nasceu da paixão de uma criadora que sempre sentiu que a arte de fazer peças fazia parte de si. Mais do que uma marca, tornou-se num universo onde cada criação – de coroas a brincos, de bandoletes a roupa – procura ser uma extensão da individualidade de quem a escolhe. Com dez anos de existência, a marca afirma-se pela liberdade criativa, distante de tendências ou rótulos, e pelo desejo de transformar sonhos em realidade. Com desfiles que já conquistaram um lugar de destaque no calendário dos seus seguidores, a Cata Vassalo olha para o futuro com a mesma convicção que a acompanha desde o início: a de que sonhar vale sempre a pena.
Cata Vassalo
A Cata Vassalo é hoje uma marca de assinatura incontornável, mas o seu percurso começou muito antes de ter nome próprio. Criar peças foi sempre parte da essência de Catarina, um gesto natural que a acompanha desde sempre. Entre lojas e outros projetos anteriores, foi a vontade de dar forma a um universo inteiramente seu que culminou, há uma década, no nascimento da marca que hoje inspira tantas mulheres.

“Posso dizer que sempre me faz parte de mim. Criar peças é algo que sinto que nasceu comigo me acompanhou a vida inteira. Tive lojas e outras marcas e essa evolução culminou na Cata Vassalo”, afirma a fundadora
Com a missão de realizar sonhos — os seus e os das pessoas que a escolhem—, a marca distingue-se pelas suas peças únicas, que não seguem tendências ou cânones, mas que deixam marca na vida de quem as decide usar. Coroas, brincos, bandoletes, laços, chokers, cintos, óculos, roupa ou anéis fazem parte de um catálogo em constante expansão, onde a criatividade não conhece fronteiras.
Ao longo destes dez anos, a reinvenção veio do amor pelo que se faz e da prática diária de criar sem compromissos. O balanço é de conquistas e aprendizagens, marcado pela certeza de que sonhar compensa e de que tudo, com dedicação, é possível. “Ansiosa por mais 10 anos”, confessa Catarina.

Um sonho de Catarina, os desfiles acrescentaram uma dimensão inesperada e ousada ao universo Cata Vassalo. Mais do que apresentações de coleção, são verdadeiros espetáculos imersivos, que juntam arte, artistas, parceiros e uma visão muito própria do mundo. No dia 11 de setembro, amanhã, realiza-se o terceiro desfile da marca com o conceito “Utopia” – o primeiro aconteceu em maio de 2023 – no LX Factory, em Lisboa. Pela primeira vez, os fãs da marca vão poder assistir e os bilhetes já estão à venda por €50.
Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Catarina Vassalo considera-se uma mulher decidida, que quando pensa numa coisa e a verbaliza tem de a fazer acontecer. Desde cedo que começou a trabalhar. O seu primeiro emprego foi no restaurante dos seus pais, onde ajudava na cozinha. Ao mesmo tempo, criava as suas peças de joalharia. Foi quando viveu entre Valência e Londres que se dedicou mais às suas peças. Imersa nas culturas destes países, compreendeu que em ambos, os casamentos e os eventos eram vistos como uma oportunidade para as pessoas expressarem a sua identidade através da moda e dos acessórios. Foi esta observação que a inspirou a abrir um atelier no centro histórico de Valência. Nunca mais se esqueceu da primeira peça que vendeu, um toucado. Em 2015 regressou a Portugal e inaugurou a marca e o atelier Cata Vassalo.
Fora do universo da joalharia, é mãe da Mia e da Emma, e mulher do Quico. Não costuma fazer planos. Gosta de ler e colecionar livros. Aprecia os momentos em que está com a sua família e com as pessoas de quem mais gosta. Adora viajar com as suas filhas. No meio de uma vida atarefada, arranja sempre tempo para praticar Muay Thai. E não perde um festival de música eletrónica.
O que é que o futuro reserva?
Para o futuro, Catarina espera continuar a fazer o que têm feito. “Termos sempre espaço para sonhar e tentar fazer diferente”, conclui.