[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Na Comporta e em Évora, há um Cavalariça para experimentar

Numa antiga cavalariça, na vila da Comporta, instalou-se o primeiro restaurante do projeto do chef Bruno Caseiro. Recomendado pelo Guia Michelin Portugal 2024, o Cavalariça Comporta destaca-se pela sua singularidade, conforto e autenticidade. A 98km, a dois passos do Templo Romano de Évora, no Palácio dos Duques de Cadaval, está o Cavalariça Évora. Com dois anos de existência, este combina arte e gastronomia. Ambos referências gastronómicas, partilham o mesmo denominador comum: escolher sempre o melhor produto e priorizar os produtores locais.

Antes, depois ou até em vez da praia

Recomendado pelo Guia Michelin Portugal 2024, o Cavalariça Comporta é uma das referências gastronómicas na vila da Comporta. O nome não esconde o passado do edifício onde se localiza. Situado num espaço que foi em tempos uma cavalariça da qual foi preservada a estrutura das boxes, transformadas agora em mesas para quem gosta de desfrutar da refeição com mais privacidade.

À mesa chegam-nos as propostas de Bruno Caseiro – chef residente de todo o grupo Cavalariça (Cavalariça Comporta, Cavalariça Évora e Cav86) –, que combina os seus valores de base, como a aposta em produtos locais, que respeitam a biodiversidade e a tradição da região, neste caso alentejana, com uma criatividade consciente que lhe é própria. Assim, o menu tem 16 sugestões (mais dois acompanhamentos) para partilhar, no qual é notório o equilíbrio entre vegetais, peixe e carne. 

Comecemos pelo clássico Pão, Manteiga Envelhecida e Azeite. Uma opção segura, que nos prepara para o que se segue. Duas Ostras do Sado acompanhadas de mignonette e tabasco, são uma das entradas a provar. Estas são mais adocicadas, pois, como nos explica João Mónica, sub-chefe do restaurante, são “do rio e do mar” e “alimentam-se de plâncton”. A Tempura de Kale é já um clássico do Cavalariça Comporta. O molho que a acompanha é alterado conforme a estação e, de momento, pode provar este prato com uma emulsão de pimento vermelho assado, que nos transporta para os sabores de uma “salada de pimentos, que comemos com as sardinhas”.

Nos pratos principais, pode seguir dois caminhos. Os entusiastas de peixe, devem experimentar o Pregado com espinafres bio da Quinta d’A Cerquinha (fornecedora do Cavalariça Comporta desde 2017) e um molho de mostarda Ancienne. Se é fã de leitão à Bairrada, este será o prato a escolher. A Presa de porco alentejano com molho de leitão, laranja e alface grelhada.  

Para finalizar a refeição, especialmente para os dias quentes, há que pedir a Pannacotta batida com morangos biológicos, compota de tomate coração de boi e um granizado refrescante. 

Se preferir partir à aventura, pode escolher o Cavalariça Experience (€75 por pessoa), um menu que conta a história do Cavalariça Comporta através dos pratos selecionados pelo Chef Bruno Caseiro.

Singularidade, conforto e autenticidade são características deste restaurante, que nos incita a voltar, seja qual for a estação do ano.

O Cavalariça Comporta está aberto todos os dias, das 13h00 às 14h30 e das 19h00 às 22h00. As reservas podem ser feitas através do contacto telefónico 930 451 879 e do email reservascomporta@cavalarica.com .

A essência do Alentejo com uma visão contemporânea

Com dois anos de existência, o Cavalariça Évora, localizado no Palácio dos Duques de Cadaval, continua a trazer à cidade a essência do Alentejo com uma visão contemporânea. Aqui, tudo é deslumbrante. Uma experiência que começa com a decoração do espaço e acaba com a última garfada da refeição.

Bruno Caseiro é o chef que assume os comandos. Porém, ao seu lado, tem a chilena Catalina Viveros, sub-chef executiva. Aqui, não existem regras para a mudança de carta, muda quando muda, porque é o produto e a qualidade do mesmo que determina o caminho a seguir.

Denominador comum entre os vários restaurantes do grupo Cavalariça, o ponto de partida é, sempre, a rede de produtores locais, escolhida a dedo, com o objetivo de conseguir os melhores produtos. De entre os produtores que o chef Bruno Caseiro não dispensa estão: a Terramay (Hortícolas, Frutícolas, Carne de Vaca Mertolenga, Leite de Cabra e Derivados), BioAlentejanices (Hortícolas e Frutícolas, Azeite extra virgem biológico, Mel); Val das Dúvidas (Fruta, legumes e Borrego biológico); Carnes de Elite (carne de vaca maturada); Monte da Vinha (Queijos), entre muitos outros.

À mesa chegaram-nos clássicos do Cavalariça Évora e novidades que acabaram de integrar o menu. Começámos a refeição com o Coelho de Escabeche e flatbread de trigo, um prato que está na carta desde o início e é uma interpretação do chef Bruno Caseiro da receita de Coelho à S. Cristóvão. Este deve ser consumido como se de um taco se tratasse, ou seja, o coelho de escabeche vai dentro do flatbread. Ao mesmo tempo, foi-nos servido o incrível Rissol de raia alhada, maionese de ostra e pó de coentros. Inspirado na receita alentejana de Sopa de Cação, o seu interior cremoso e o exterior crocante são o match perfeito.

Quanto aos pratos principais, um dos mais populares no restaurante, é o Choco salteado com batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco e esparregado. Uma das particularidades deste prato é a apresentação do choco, que nos lembra uma tagliatelle, pois é fatiado muito fino. Num cruzar de culturas, entre a Latino-Americana com a Alentejana, surge a Pluma de porco alentejano grelhada com um “mole” de pimentos fumados, jus e alface.

Nas sobremesas, há uma que é incontornável. A Torta de Citrinos, gelado de camomila e mel, surgiu depois de uma visita do chef ao produtor Joaquim Arnaud, que serviu como sobremesa laranja às rodelas, azeite e sal. Nas casas com poucas posses, esta era a sobremesa possível. Bruno Caseiro pegou na ideia e deu um passo em frente ao criar esta torta de citrinos.

Pode desfrutar da sua refeição no interior, cuja remodelação do interior ficou a cargo de Jacques Grange. O designer de interiores trabalhou a partir dos painéis criados pela artista sul-africana Esther Mahlangu, que foi responsável pelas pinturas tribais das colunas, do arco e da parede do pátio. Há, também, a opção de almoçar ou jantar no pátio Andaluz, onde as fontes, as laranjeiras e trepadeiras fazem dele um local muito especial, concebido pelo designer e paisagista Louis Benech.

O Cavalariça Évora está aberto de segunda a domingo, das 13h às 14h30 e das 19h às 22h. As reservas podem ser feitas através do contacto telefónico 266 248 775 ou do email reservasevora@cavalarica.com

Veja mais em Gastronomia

PUB