[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Namorar ao luar

Apetece-lhe dar um passeio romântico? Claro que sim e não tem de ser necessariamente de dia. À noite até pode ganhar contornos mais intimistas e emocionantes. E há vila mais romântica do que Sintra? Já foi ao Castelo dos Mouros? Provavelmente sim, mas já lá foi de noite?

Este monumento único tem agora uma novidade, uma impressionante iluminação cénica das muralhas, permitindo a sua visualização a partir de vários pontos da vila e da Serra de Sintra. A nova iluminação é baseada na tecnologia LED RGB e possibilita a criação de cenários com variação de cor. A distribuição dos projetores, não só pelo perímetro da muralha, mas também pelas rochas, potencia a visualização do castelo e da sua envolvente geológica. Uma das principais preocupações do projeto foi a eficiência energética: o cenário-base possibilita uma poupança de 80% relativamente à solução anterior.

Esta iluminação cénica inclui-se no projeto ‘À Conquista do Castelo’, que envolveu o restauro dos dois panos de muralhas e da cisterna, a construção de um novo espaço de acolhimento aos visitantes, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja, bilheteira e instalações sanitárias, e ainda a recuperação da envolvente paisagística e dos caminhos de acesso e de ronda, adaptados a pessoas com mobilidade reduzida. Além de ser um local ideal para namorar, é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atrações turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

De origem muçulmana, foi mandado restaurar em 1840 por D. Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, casado com a rainha D. Maria II, e alvo de intervenções de recuperação segundo o conceito estético do romantismo. Cerca de um século mais tarde, foi objeto de novas obras, enquadradas nas grandes reformas dos monumentos nacionais e manteve-se sem grandes alterações até aos dias de hoje. A fortificação é constituída pelas muralhas, a alcáçova, a praça de armas, a torre real, a cisterna e os espaços denominados por antigas cavalariças. Fora da primeira linha de muralhas, localizam-se a Igreja de S. Pedro de Canaferrim, na qual pode admirar vestígios de pintura mural decorativa, com padrões que remontam ao séc. XV, um monumento fúnebre/ossário, silos escavados na rocha e a antiga casa do guarda do castelo.

Mas para os conhecer, opte pela luz do dia. À noite concentre-se apenas nas projeções e nos beijinhos.

Imagem de destaque ©PSML

Veja mais em Lifestyle

PUB