[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O primeiro Museu de Banda Desenhada do país vai nascer em Beja

Com abertura prevista para 2027, Beja vai receber o primeiro Museu de Banda Desenhada (BD) de Portugal. No futuro museu vai poder percorrer toda a história da banda desenhada portuguesa, desde 1850 até à atualidade.

O primeiro Museu de Banda Desenhada (BD) de Portugal vai nascer em Beja, concretizando uma ambição antiga da cidade. Com inauguração prevista para 2027, o projeto reforça a forte tradição bejense no universo da banda desenhada e consolida Beja como um polo cultural de referência a nível nacional e internacional.

O museu ficará localizado no centro histórico, na Rua Dr. Afonso Costa (conhecida como Rua das Lojas). A empreitada inclui a reabilitação de um edifício devoluto, que será adaptado para o novo equipamento cultural. O investimento global ultrapassa 1,27 milhões de euros, com financiamento assegurado em 85%.

O futuro Museu de Banda Desenhada de Beja contará com três salas de leitura — onde ficará instalada a Bedeteca de Beja, atualmente sediada na Casa da Cultura —, sete salas de exposição permanente, duas de exposições temporárias, uma sala de oficinas pedagógicas, uma loja, gabinetes, arquivo, terraço e outras áreas complementares.

O acervo já existente é descrito como particularmente relevante, reunindo centenas de pranchas originais, esboços, manuscritos, maquetes e outros materiais que percorrem a história da banda desenhada portuguesa desde 1850 até à atualidade. Entre os mais de 70 artistas representados destacam-se Rafael Bordalo Pinheiro, Stuart de Carvalhais e Carlos Botelho.

A inauguração está prevista para 2027.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN