[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O sabor da liberdade

Unconventional Italian Kitchen”, uma cozinha contemporânea e pouco convencional. O chef italiano Silvio Armanni assume as rédeas, deixando levar-se pela criatividade, dando asas à liberdade e trabalhando produtos de excelência… Tudo isto, num ambiente descontraído e cool.

Se ainda não adivinhou do que estamos a falar, não espere mais! O Libertà é o primeiro espaço físico do coletivo de cozinhas Lisbon Street Kitchen (LSK), depois do lançamento do restaurante virtual Pescatore. Com os holofotes apontados para a cozinha italiana, também aqui o foco está na qualidade do produto e numa política de desperdício mínimo que é uma das pedras basilares do grupo.

Um menu pleno de comida italiana autêntica, com vários clássicos aos quais se juntam pratos com uma visão mais fresca e jovem, sempre respeitando o produto italiano de origem, era a principal premissa de Silvio Armani.

Os destaques vão para a pasta fresca. Feita cuidadosamente pelo chef no restaurante, ocupa um lugar de destaque na carta. O Casoncelli alla Bergamasca, um prato de conforto típico de Bérgamo, lugar onde Silvio Armani nasceu, feito com ravioli recheados com carnes, pancetta crocante, sálvia, manteiga e parmesão; o tradicional Spaguetti al Pomodoro, que pode ser servido com burrata; ou o Tagliatelle di Coniglio alla Genovese com ragu de coelho, azeitonas, pinhões e tomilho, são algumas das sugestões. Para uma escolha mais leve e elegante, destaca-se do menu o Cavatelli ai Frutti di Mare, confecionado com camarões, lulas, mexilhões e peixe do dia.

Os Secondi dividem-se entre o Duo di Manzo – Bife de Lombo dos Açores com rabo de boi estufado em ameixas, acelgas e polenta, e o Branzino com Purée di Sedano Rapa – Robalo selvagem com puré de raiz de aipo, espinafres e óleo de peixe e funcho. Há, ainda, dois pratos feitos a pensar na partilha entre duas pessoas: a Cotoletta a la Milanese – costeleta de vitela panada com batatas assadas, maionese caseira e salada, e o Carré di Maiale Ibérico – Carré de Porco Assado, cozinhado lentamente e servido com chalotas confitadas, batatas e legumes.

Não ficam esquecidos os antipasti nem os cicchetti, pequenos snacks que, em breve, passam apenas a estar disponíveis na hora do aperitivo, algo tipicamente italiano. As atenções vão-se dividindo entre a Bruschetta em pão alentejano da Gleba com beringela agridoce e manjericão, a Focaccia Farcita, com burrata e mortadela de pistacho, ou a Focaccia di Recco, muito fina e recheada com queijo stracchino. Para as entradas, o Tartare di Manzo, bife tártaro com stracciatella de búfala, tomate seco e vinagre balsâmico tradicional de Modena D.O.P, envelhecido por 12 anos. Há, ainda, o Fritto Misto, um tempura de camarão, lulas e legumes, e o Crudo di Ricciola – lírio cru marinado com salada de funcho e laranja e molho de mel e laranja.

Para rematar, é possível escolher de entre uma tríade de sobremesas o Tiramisu “Bomba”, feito com biscoito savoiardi caseiro, o Canollo Siciliano recheado com ricotta de ovelha doce com pedaços de pistacho e chocolate, ou a Crema Tenera al Cioccolato e Pere, uma mousse feita sem açúcar com chocolate 72%, pedaços de pêra e raspas de laranja.

O Libertà oferece, ainda, um menu especial para o horário do almoço, que muda regularmente, servido entre 12h e 15h, de terça à sexta-feira. Os menus são compostos por antipasti e uma pasta à escolha, e inclui couvert, por €16. Por €19, o menu inclui a sobremesa do dia.

Aberto de terça-feira a sábado para jantares das 19h às 23h30. As reservas podem ser feitas por tel.: 213 541 182 e por email: reservations@liberta.kitchen.

Veja mais em Lifestyle

PUB