[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O segredo de qualquer beijo é cuidar da saúde oral (a dois)

Acredito verdadeiramente que as relações amorosas são como a saúde oral: só correm bem se forem verdadeiramente cuidadas. De facto, a saúde oral e os momentos mais íntimos dos relacionamentos humanos têm uma ligação mais profunda do que pode parecer à primeira vista. Proponho, por isso, que olhemos para o cuidado que devemos ter com estas que são duas vertentes tão relevantes na nossa vida.

Cuidar da saúde oral é mais do que assegurar um sorriso radiante. É um reflexo dos nossos hábitos diários, da nossa imagem, confiança e autoestima. Na verdade, a saúde oral é um elemento fundamental na nossa forma de estar, tanto connosco, como com os outros. Então, qual a sua influência nas relações amorosas?

Sendo a saúde oral uma parte tão fulcral na nossa vida, a higiene oral faz (ou deve fazer) necessariamente parte dos nossos hábitos. Quando estamos numa relação amorosa, partilhar estes momentos do dia-a-dia com o parceiro ou parceira pode, de facto, fortalecer a conexão entre os dois, criando uma rotina conjunta. Por este motivo, quando ambas as partes investem na higiene oral, estão a contribuir não só para a própria saúde, mas também para a qualidade do relacionamento, fomentado o cuidado e a preocupação mútua.

Além do importante papel que os hábitos de higiene oral devem ocupar no dia-a-dia de um casal, é fundamental destacar o seu impacto num dos elementos mais relevantes de uma relação amorosa: o beijo. A saúde oral desempenha uma função crucial nos momentos de intimidade a dois, impactando diretamente a experiência dos beijos e das relações. Por isso, assegurar um hálito fresco, dentes limpos e lábios macios e hidratados contribui para que os momentos de intimidade física sejam mais agradáveis e confortáveis para ambos, evitando desconfortos desnecessários. Assim, ao escovarmos os dentes duas vezes por dia, ao realizarmos uma higiene interdentária, ao mantermos os lábios hidratados e ao consultarmos regularmente o médico dentista ou higienista oral, garantimos que a nossa boca se mantém saudável para uma experiência íntima prazerosa.

Por outro lado, cuidar da saúde oral constitui-se também como uma medida preventiva para evitar certas doenças orais, como a gengivite e a periodontite. De facto, algumas bactérias podem ser transmitidas durante o beijo, através da saliva, prejudicando a saúde do parceiro ou parceira.

Introduzir hábitos de higiene oral na dinâmica do casal constitui-se, assim, como um passo muito importante para promover um relacionamento saudável, em que ambos se sentem confortáveis. Estas práticas regulares são, sem dúvida, uma expressão tangível do compromisso mútuo com o bem-estar e com a intimidade, especialmente significativa nesta que é uma data tão romântica e simbólica. Neste sentido, para preservar a vitalidade da relação e dos momentos de intimidade, não nos devemos esquecer dos cuidados a ter com a saúde oral, de forma a celebrar o amor e a saúde a dois.

Artigo de opinião de Inês Gonçalves

 Higienista Oral na MALO CLINIC Lisboa

Dra. Inês Gonçalves

Veja mais em Opinião

PUB