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Pernas e glúteos

6 simples dicas para tonificar o que realmente interessa.

Preparar o corpo para o biquíni não tem de se transformar numa missão impossível. E se a zona do abdominal leva mais tempo a chegar ao estado ideal, há sempre um fato de banho giro em que podemos investir. Por isso, vamos concentrar-nos no que realmente interessa: tonificar o quanto antes pernas e glúteos.

Para nós, mulheres, estas costumam ser das zonas mais críticas e difíceis de tonificar, porque são as que têm mais tendência para acumular gordura. Mas a boa notícia é que há muita coisa que podemos fazer pelas nossas pernas e os nossos glúteos sem termos de enfrentar um treino supercomplexo com várias sequências para decorar. Não acredita?

Aqui ficam seis dicas muito simples, sugeridas pelos ginásios Virgin Active em exclusivo para as leitoras da LuxWOMAN:

– Se quer ter uns glúteos incríveis, os agachamentos são os exercícios a repetir vezes sem conta. De pé, afaste os pés ao nível dos ombros e dobre devagar os joelhos como se estivesse a sentar-se. Agache o máximo possível, mantenha a cabeça e o peito elevados e os ombros relaxados. Mantenha esta posição durante um segundo e depois volte à posição inicial, calmamente. Tente fazer três séries de 15 repetições. E não se esqueça, agache-se o máximo possível!

Contração dos glúteos. Sim, só isso! E melhor: pode fazê-lo em qualquer sítio, a qualquer hora. Contraia os glúteos o máximo que conseguir durante dois ou três segundos e depois relaxe. Faça três séries de 30 segundos o máximo de vezes que puder. A caminho da reunião, enquanto vai buscar o café ou simplesmente sentada à secretária, em breve até o fará sem dar por isso.

– As aulas de cycling são as melhores para pôr os seus membros inferiores em forma. Não só queimam gordura, como também tonificam os glúteos e as pernas. As chamadas aulas cardio, como Zumba e Step, são outros exemplos bons. Poderá concentrar maior esforço nas áreas que quer trabalhar e tonificá-las. Este tipo de aulas também fortalece os músculos, principalmente dos membros inferiores, melhorando o equilíbrio e a coordenação.

– Não há nada melhor do que um pouco de escalada para tonificar a parte traseira. Mas como nem todas temos acesso ao material ou a paredes de escalada, a segunda melhor opção é… qualquer conjunto de escadas! Se quer maximizar os seus atributos nas zonas das pernas e dos glúteos, tente passar a subir dois degraus de cada vez sempre que encontrar escadas. Quão difícil poderá ser?

Não se sente durante muito tempo. É verdade que as mulheres têm mais tendência para desenvolver depósitos de gordura nos membros inferiores e o nosso metabolismo desacelera se ficarmos muito tempo paradas, porque o corpo assume que está em modo de descanso. Quando em repouso, o corpo não assimila os carbohidratos e estes, em vez de se transformarem em energia, transformam-se em gordura. Portanto, a palavra de ordem é mesmo: mexa-se!

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