[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Saúde Oral: 5 dicas para melhorar a sua!

Cuidar da nossa saúde oral é imprescindível na nossa rotina diária, e não só por motivos de higiene. Um estudo levado a cabo por investigadores portugueses da Escola de Saúde e Ciência da Universidade Egas Moniz estudou a relação direta de infeções na boca, provocadas por falta de higiene oral, com 28 doenças sistémicas, sendo a Diabetes mellitus e a doença inflamatória do intestino dois exemplos.

Isto acontece porque a cavidade oral é colonizada por cerca de 700 espécies de microrganismos, que fazem parte do biofilme que compõe, por exemplo, a placa bacteriana. Quando a higiene oral é negligenciada, pode conduzir a um desequilíbrio e, consequentemente, contribuir para que as bactérias do biofilme libertem fatores virulentos, aumentando assim o risco surgimento de doenças.

O hábito mais importante, e que deve ser cumprido diariamente, é a lavagem dos dentes. Para cuidar bem da sua boca, complemente a lavagem diária com cuidados que devem fazer parte da rotina:

  1. Lembre-se de todos os passos da sua rotina diária – tal como a lavagem dos dentes, a utilização do fio ou fita dentária é muito importante para assegurar uma limpeza mais completa e profunda;
  2. Visite o seu dentista com regularidade – teoricamente, as visitas ao médico dentista não devem espaçar mais do que 6 meses, porém algumas situações podem exigir uma maior frequência das visitas;
  3. Adeque os produtos bucodentários a cada situação – são várias as opções disponíveis para as mais diversas situações: gengivas ou dentes sensíveis, branqueamento, prevenção de cáries, entre outros. Opte pelos produtos mais indicados para si;
  4. Não negligencie a limpeza lingual – a par da escovagem dos dentes, a limpeza lingual é bastante importante e deve ser realizada com um raspador apropriado, de forma a eliminar eventuais bactérias nocivas;
  5. Troque a sua escova periodicamente – esta troca deve ser realizada a cada três meses ou se verificarmos que já está gasta, com cerdas tortas e desbotadas, ou se subsistir alguma patologia como candidíase oral ou gengivite.

Em qualquer uma das situações, o farmacêutico pode auxiliar no esclarecimento de dúvidas e no aconselhamento dos produtos mais indicados e das melhores soluções para a sua saúde oral.

A farmácia, enquanto espaço de saúde, promove os bons hábitos de higiene e saúde oral, contribuindo para um mais vasto conhecimento da população sobre este tema!

Artigo de opinião de Diana Pereira

Farmacêutica da Intervenção da Farmacêutica Holon

Veja mais em Saúde

PUB