[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ivo Canelas falou sobre depressão neste Podcast

Ivo Canelas foi o convidado do último episódio do Podcast inSanidades Mentais. Em conversa com a psicóloga Maria Cunha Louro e com o jornalista Paulo Farinha, o ator falou sobre o desafio de conviver de perto com alguém com um problema de saúde mental, o seu próprio processo terapêutico e, quem sabe, as vidas que já terá ajudado a salvar através da história da sua personagem no monólogo “Todas as Coisas Maravilhosas” –  traduzido pelo ator e por Margarida Vale de Gato a partir do original de Duncan Macmillan, está em cena até ao final de abril no Estúdio Time Out, em Lisboa.

“No final, uma pessoa disse-me: ‘Se eu não viesse hoje [ver a peça], não sei o que iria acontecer’”, partilha Ivo Canelas. 

Como é viver com alguém com depressão e ideação suicida? Que desafios implica? Como afeta as pessoas à volta? A que ponto pode chegar o desespero de quem partilha o dia a dia com um doente com depressão e que ainda por cima tentou acabar com a sua própria vida? São algumas das perguntas a que os três intervenientes tentam responder nesta conversa, que toca também alguns assuntos chaves da peça, como família, amor, psicoterapia, crescimento, etc.

O ator deixou a mensagem: “Faz as listas [de coisas maravilhosas] que quiseres, mas se estiveres com uma depressão vai ao médico, porque uma lista não salva ninguém.” 

O Podcast inSanidades Mentais está disponível no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts e, até agora, já tocou em temas como Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), Burnout, Ansiedade, Depressão, Bipolaridade, Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Saúde Mental em ambiente profissional.

Veja mais em Pessoas

PUB