[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Se conduzir, não envie mensagens

Werner Herzog realizou um novo filme, desta vez um documentário, sobre as consequências de conduzir e enviar mensagens ao mesmo tempo. ‘From a Second to Another’ expõe quatro histórias de acidentes de viação provocados por pessoas que enviavam mensagens de texto enquanto conduziam.

Há uma criança de 8 anos que foi arrastada por um carro e ficou paralisada do diafragma para baixo, vivendo com respiração assistida; um furgão que literalmente atropela uma carroça e ceifa a vida a três filhos de uma família amish, com 3, 5 e 17 anos; uma mulher independente colhida por uma carrinha enquanto passeava o cão que fica com sérias dificuldades cognitivas e se torna totalmente dependente dos irmãos; dois professores de engenharia que morrem encarcerados no carro na sequência de um choque lateral que envolve três automóveis.

O documentário de 35 minutos leva às lágrimas várias vezes – quando ouvimos a mãe de X dizer que o que mais quer dizer ao filho é “vai brincar lá para fora”, quando a mulher dependente abraça uma irmã inconsolável, quando os condutores reconhecem a culpa e a inconsciência do que fizeram.

‘From a Second to Another’ é uma das muitas iniciativas com que a associação Texting and Driving It Can Wait apela à propagação da ideia ‘se conduzir, não envie mensagens’. Em 2011, só nos Estados Unidos da América, 23% de todos os acidentes envolveram telemóveis, o que significa 1,3 milhões de acidentes, muitos deles mortais.

Werner Herzog é o realizador de cinema alemão mais conhecido da atualidade, é também encenador de teatro e ópera, escritor de prosa e poesia, e vive entre Los Angeles e Munique. O realizador de filmes como ‘Rescue Dawn’ ou ‘Grizzly Man’, explica o interesse que teve pelo projeto quando foi convidado pela AT&T, o gigante de telecomunicações dos EUA:

Eu sabia que podia fazer o filme porque o assunto se relaciona com eventos catastróficos que invadem uma família.

Num segundo, vidas inteiras são apagadas ou alteradas para sempre. Esse é o tipo de ressonância emocional que eu sabia que podia abordar.

‘From a Second to Another’ está também na página da Texting and Driving It Can Wait e pode e deve ser partilhado e replicado.

Veja mais em Sociedade

PUB