[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Alzheimer: criança cria app para ajudar a avó

Tem apenas 12 anos e descobriu uma nova forma de comunicar para quem tem a doença.

Aos 12 anos, Emma Yang desenvolveu uma aplicação para que a sua avó, que sofre da doença de Alzheimer, não se esqueça dela. Chama-se ‘Timeless’ (em português, ‘Eterno’) e, por enquanto, é apenas um protótipo.

Concebida a pensar na avó de Yang, a aplicação tem potencial para ajudar qualquer doente desta patologia, que afeta cerca de 182 mil pessoas só em Portugal e 44 milhões em todo o mundo.

A jovem, que vive em Nova Iorque, já pode comunicar de forma eficaz com a avó, que reside em Hong Kong. “Comunicávamos através de fotografias que lhe enviava, mas ela nem sempre reconhecia as pessoas nas fotografias”, conta Emma Yang, ao jornal El Mundo.

A nova aplicação, que é ainda um protótipo, tem uma função de atualizações que ajuda os pacientes a acompanhar o que fazem os seus amigos e familiares. As pessoas presentes nas fotografias enviadas são depois identificadas, para que os doentes as possam reconhecer.

Simultaneamente, a função de identificar permite que, em tempo real, possam ser reconhecidas as pessoas, através do uso da câmara do dispositivo. A app transforma-a numa fotografia, que é identificada, dando o nome da pessoa e a sua relação com o doente.

Além destas funcionalidades, a app alerta ainda o paciente caso este tenha tentado contactar, de forma sucessiva, uma pessoa, relembrando-o que acaba de fazer uma chamada e perguntando-lhe se quer continuar.

Para a criação da app, a Emma contou com a ajuda da médica Melissa Kramps, especialista em Alzheimer na clínica Weill Cornell Presbyterian de Nova Iorque, com financiamento de uma bolsa Michael Perelstein Memorial.

Apaixonada pela tecnologia desde os 8 anos, a jovem teve ainda o apoio dos mentores da Kairos, a plataforma que usou para pôr em prática o reconhecimento facial da app.

É de recordar que, no âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro, a Ogilvy desenvolveu a Campanha Instantes Alzheimer, para a Associação Alzheimer Portugal.

Com o objetivo de sensibilizar a população para esta patologia, a campanha reuniu várias figuras públicas, que partilharam uma fotografia desfocada de um momento que gostavam de recordar para sempre, na sua página de Instagram.

A campanha dá assim continuidade ao site www.esqueci-me.pt, criado em 2014, pela Ogilvy, onde é possível fazer um donativo no valor que desejar para a Alzheimer Portugal.

Esta vitória não vai sair da nossa memória! #instantes #alzheimer #esquecime #diamundialdodoentedealzheimer

Uma foto publicada por Mariana Monteiro (@maryyy_monteiro) a

<\/p><\/blockquote>

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB