“Uma casa portuguesa com certeza”, o restaurante Horta é uma hidden gem (joia escondida) em Lisboa. Aberto apenas na estação quente, até 5 de outubro ainda se pode viver uma experiência gastronómica inesquecível com o rio Tejo como pano de fundo.
Localizado no Páteo Alfacinha, espaço pertencente à Casa Marquês, o Horta abriu em junho e fecha a 5 de outubro. Ao chegarmos à esplanada onde se encontra o restaurante, depois de percorrermos uma espécie de labirinto entre pátios e salões, somos recebidas por uma fileira de mesas compridas, uma vinha, uma vista deslumbrante e um sorriso simpático do staff — mais precisamente do senhor Vítor, que trabalha na Casa Marquês há 30 anos.
A vista do Restaurante Horta, no Páteo Alfacinha
Mais tarde, a carta, que celebra a frescura da estação e os sabores autênticos da gastronomia nacional, convence-nos de que este é, sem dúvida, um restaurante de paragem obrigatória para quem quer experimentar a verdadeira gastronomia portuguesa, mas também para os que têm saudades destes sabores familiares.
O Horta
Concebida pelo Chef Humberto Santos, Chef Executivo da Casa do Marquês, e pela sua equipa, a ementa propõe uma viagem entre a tradição e a criatividade. Os ingredientes sazonais, provenientes de produtores locais, dão corpo a pratos que homenageiam a essência portuguesa com um toque de irreverência. Ao leme da equipa residente está o Chef Carlos Vieira, que assegura, verão após verão, a qualidade da proposta gastronómica que dá vida ao restaurante.
Choco Frito com maionese de alho negro
Nos petiscos, ideais para partilhar, destacam-se os Peixinhos da Horta com aioli de chipotle, o Choco Frito com maionese de alho negro e as Ameijoas à Bulhão Pato. Nos principais, aceitámos a sugestão do senhor Vítor e optámos pelos pratos na grelha. Sempre acompanhados pelas emblemáticas Batatas da Horta, experimentámos o Camarão-tigre gigante com manteiga de limão e o Polvo na brasa com pimentos padrón. Para terminar, já satisfeitas mas sempre com espaço para a sobremesa, chegou uma mousse de chocolate 70% com molho de baunilha e os já clássicos gelados artesanais Casa do Marquês.
Camarão-tigre gigante com manteiga de limão na grelha
Para acompanhar a refeição, o Horta apresenta uma carta de bebidas com vinhos criteriosamente escolhidos de várias regiões portuguesas, propostas a copo que variam semanalmente, cocktails clássicos e de assinatura, sangrias, cervejas artesanais e uma seleção de digestivos e fortificados.
O Restaurante Horta fica no Páteo Alfacinha, espaço de eventos que pertence à Casa do Marquês
O Horta está aberto até 5 de outubro, de terça-feira a sábado, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30, e aos domingos, apenas ao almoço, das 12h30 às 15h00. As reservas podem ser feitas através do email comercial@pateoalfacinha.com ou do contacto telefónico 213 642 171.