[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vem aí o fim de semana…Tome Nota!

O que fazer de 3 a 5 de outubro

Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta e aponte as nossas sugestões para os dias 3, 4 e 5 de outubro.

Exposição “Sauvagerie”

Intitulada “Sauvagerie”, a mais recente exposição do pintor português Luís Lemos tem inauguração marcada para a próxima sexta-feira, dia 3 de outubro, no espaço 8 Marvila, a partir das 18h. O artista apresenta-se através de mais de 80 obras de vários formatos. Oitos são pinturas inéditas, de 2025, que vão ser mostradas ao público pela primeira vez nesta exposição cuja curadoria é da responsabilidade de Alexandra Silvano.

“Sauvagerie” vai estar patente até dia 31 de outubro com entrada livre.

Celebrar a Coreia

Música, gastronomia, artesanato, artes marciais, caligrafia e até rotinas de beleza. De 3 a 10 de Outubro, o Museu do Oriente dedica uma semana à Coreia, num programa que cruza tradição e modernidade e mostra como este país tem conquistado o mundo, desde as séries de televisão à música pop, das máscaras tradicionais às tendências de K-Beauty.

A iniciativa Celebrar a Coreia assinala duas datas marcantes na história do país: o Dia Nacional da Fundação da Coreia – Gaecheonjeol (3 Outubro) e o Dia do Hangeul (9 Outubro), o alfabeto criado no século XV pelo Rei Sejong. Ao longo de sete dias, será possível ver alguns objectos do acervo do Museu que habitualmente não estão acessíveis ao público, como máscaras coreanas, e descobrir múltiplas expressões da cultura deste país, através de oficinas, cursos, conferências e demonstrações abertas ao público.

Entre os destaques estão oficinas de gastronomia tradicional, oficinas de K-Beauty e demonstrações de Dança K-Pop e Taekwondo. O programa mostra a diversidade de um país que mantém vivas as suas tradições ao mesmo tempo que dita tendências globais na música, moda ou cosmética. A experiência completa-se com um mercado de marcas e produtos coreanos, numa viagem à Coreia sem sair de Lisboa.

Dia do Animal no ZOO

Sabia que as girafas podem dormir menos de duas horas por dia? Ou que um elefante pode beber até 200 litros de água num dia? No próximo dia 4 de outubro, o Jardim Zoológico de Lisboa desafia a dar a volta ao mundo num só dia para assinalar o Dia do Animal, com um programa especial que promete surpreender miúdos e graúdos com centenas de curiosidades. Logo pela manhã, após a apresentação dos golfinhos às 11h00, o Zoo convida os visitantes a participar numa visita guiada de cerca de 1h30, conduzida por dois educadores que irão desvendar curiosidades sobre os animais de diferentes continentes. Durante a tarde, entre as 14h00 e as 17h00, junto à estátua do Elefante, decorrerão as Animal Talks, onde será possível explorar amostras reais e participar em jogos educativos. Ainda no período da tarde, junto ao Vale dos Tigres, um apicultor irá apresentar demonstrações ao vivo de colmeias e falar sobre a importância vital das abelhas para os ecossistemas, com sessões às 15h15 e às 17h00. O dia termina no Mercado das Cores, um espaço de acesso livre com artesanato e atividades para toda a família.

De 4 a 11 de outubro, €5 por cada bilhete vendido revertem para o Fundo de Conservação do Jardim Zoológico, criado em 2005 para apoiar projetos em Portugal e no mundo, tanto no habitat natural como no Zoo.

PZ em concerto

Em 2005, PZ editou o seu primeiro álbum, “Anticorpos”. Desde então, foram duas décadas a construir um universo musical único, entre o existencial e o absurdo, o íntimo e o irónico. Em 2025, o artista celebra este percurso com dois concertos especiais — 4 de Outubro no M.Ou.Co. (Porto) e 30 de Outubro no Lux Frágil (Lisboa) — que serão também a estreia em palco de Joe Zé, alter ego que editou o álbum “Apocalypse Later” este ano. Mais do que uma celebração, será um reencontro com amigos, músicos e público, unidos por 20 anos de música.

Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino

O Porto & Matosinhos Wave Series 2025, recebe nos próximos dias 4 e 5 de outubro o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino by Crédito Agrícola, prova nacional integrada no cartaz desta iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das autarquias do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. A realizar na Praia de Matosinhos ou na Praia de Leça da Palmeira, o evento vai reunir as melhores surfistas nacionais Sub 16 e Sub 18, oriundas de todo o país e ilhas, que conquistaram o apuramento através dos respetivos campeonatos regionais.

Além da competição, o programa inclui ainda uma vertente de promoção da saúde, com a realização de uma “Health Talk”, no sábado de manhã, e um rastreio de saúde gratuito oferecido pela equipa de enfermagem do Hospital de Santa Maria – Porto, um dos patrocinadores do evento.

Festa das Vindimas 

Este fim de semana, 4 e 5 de outubro, a Quinta do Sampayo volta a abrir portas para celebrar a terceira edição da sua Festa das Vindimas. O evento, que já é uma referência no calendário festivo do Ribatejo, conta com um cartaz de luxo que inclui Tony Carreira, Toy, David Fonseca, Lena D’Água, Herman José e o irreverente DJ Fernando Alvim. A festa começa no sábado às 11h00 e prolonga-se até à 01h00. No dia seguinte, reabre à mesma hora e encerra às 18h00, marcando o final de dois dias repletos de música, humor, convívio e celebração da tradição, com o vinho como grande anfitrião.

A programação estende-se também além dos palcos, com nomes bem conhecidos da televisão portuguesa, como Bárbara Guimarães, Elsa Teixeira, Joaquim de Almeida e Rui Melo, a participar em conversas intimistas conduzidas pelo jornalista Rui Tendinha.

Na gastronomia, destacam-se os chefs Justa Nobre, Alexandre Diniz, Miguel Silva e Tiago Emanuel Santos, com criações especialmente preparadas para o evento. Para os mais curiosos e criativos, há workshops de moda com o estilista Gonçalo Peixoto, pintura com vinho com Massimo Exposito e atividades criativas com plantas e sementes, couro e pele.

Terceira edição do SOMA

O SOMA está de volta com mais um encontro de canto coletivo que promete momentos de união através da música. Criado e liderado pela cantora e compositora portuguesa, Diana Castro, este espaço de escuta, criação e partilha transforma-se numa experiência coletiva, onde a música é o ponto de partida para encontros genuínos e transformadores. A data do próximo encontro já está marcada: 5 de outubro, no 8Marvila, em Lisboa, entre as 19h e as 21h. Os bilhetes para o 3º encontro do SOMA já se encontram disponíveis.

“O Silêncio é um Lugar”

A vida e carreira de Pedro Abrunhosa são tema da nova exposição do atmosfera m Lisboa, o espaço de cultura do Montepio Associação Mutualista, durante o mês de outubro. “O Silêncio é um Lugar” é uma retrospetiva dedicada a um dos maiores nomes da música portuguesa. Fotografias, objetos e registos dão vida a uma viagem pela carreira de Pedro Abrunhosa, revisitando momentos que marcaram várias gerações e que se tornaram parte da memória coletiva do país.

A exposição decorre até 30 de outubro.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN