[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Verão, tempo de casamentos

Em dias que já lá vão, simbolicamente o casamento fazia-se pela simples união das mãos. Com o passar dos tempos, passaram a existir anéis e aros. Só depois surgiu o ritual da bênção das alianças, que passaram a ser símbolo de amor duradouro e sinal visível do estado de casado.

O primeiro significado para o termo ‘aliança’ encontra-se na Bíblia: Deus fez duas alianças com os homens – a Antiga Aliança, referida no Antigo Testamento, que corresponde ao judaísmo; e a Nova Aliança, referida no Novo Testamento, que corresponde ao cristianismo. Reza a lenda que no seu êxodo o povo judeu transportava um baú que continha as tábuas onde estavam inscritos os Dez Mandamentos – era a ‘Arca da Aliança’. Somente alguns séculos depois o termo aliança assume o significado de anel de casamento, mantendo ao mesmo tempo o significado simbólico de união.

Em sentido esotérico, é um talismã e, por isso mesmo, possui poderes mágicos: é o protetor simbólico da união. Ao mesmo tempo que une os casados, protege-os das outras pessoas e das suas influências negativas. A sua forma circular representa a eternidade do amor e o amarelo do ouro simboliza sentimentos nobres.

A aliança de casamento usa-se no dedo anelar da mão esquerda e já os egípcios o faziam por acreditarem que neste dedo existia o vaso sanguíneo com a ligação mais direta ao coração.

O anel de noivado já foi de vários materiais, desde couro entrançado a simples argolas de ferro e simboliza a promessa de fidelidade e o compromisso dos noivos. Deve ter, pelo menos, um diamante, o símbolo dos apaixonados, uma tradição que vem da Antiguidade, quando o diamante era designado por Pedra de Vénus, a deusa do amor. Na Grécia, esse mesmo diamante tinha o nome de adamas que significa eterno, invencível.

O anel de noivado poderá ter outras pedras preciosas: a safira significa felicidade conjugal (o de Kate Midleton tem uma safira enorme e doze diamantes!); a pedra semipreciosa água marinha, sendo um símbolo de honestidade e lealdade, representa harmonia marital e augura um casamento longo e feliz. Um alerta: não escolha um anel de noivado com uma pérola. Por lembrarem uma lágrima, as pérolas num anel de noivado estão associadas à má sorte.

Imagem de destaque Aliança Anjewels

Veja mais em Sociedade

PUB