[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Viagem a França em 24 vinhos

O desafio era viajar pela mais recente seleção de vinhos franceses exclusivos do Lidl. Onde? Num requintado jantar no Ritz Four Seasons, acompanhado pela mestria do enólogo Paulo Laureano e do maître sommelier Licínio Pedro Carnaz.

Começámos com o Crémant de Bordeaux AOC Baron Louis Felix, que muito bem acompanhou a salada de polvo marinado com citrinos, gomos de gaspacho e legumes crocantes.

Bordéus é a região mais visitada nesta seleção de 24 vinhos franceses, que estarão disponíveis nas lojas Lidl a partir desta quinta-feira, 2 de outubro.

Quando entrámos no robalo ao vapor de citronela, ravioli de camarão e coentros e espargos grelhados, Paulo Laureano lançou o desafio: entre o Sud Ouest IGP Côtes de Gascogne Sauvignon branco L’Escargot 2013 e o Alsace Riesling AOP Cave Coopérative branco 2013, qual liga melhor com o prato? Para mim, a opção vencedora era a segunda. Mais suave.

Uma pausa com o tinto Côtes du Rhône 2013 abriu espaço ao tema dos preços, que não foram revelados até ao final: variam entre os €2,79 e os €17,99.

Seguiu-se a indecisão entre os dois tintos Bourdeaux Haut-Médoc AOP Château Quimper 2010 e Bordeaux Sain-Emillion Grand Cru AOP Château Vieux Labarthe 2011 para acompanhar o lombo de novilho glacé com vinho do Porto, cogumelos e batata confit com tomilho. Foi difícil eleger um vencedor e, na mesa, as opiniões dividiram-se.

A grande variedade de climas e características geográficas de França cria um conjunto diverso de terroirs para a produção vinícola, fazendo surgir uma imensidão de vinhos, cada um com o seu próprio aroma, sabor e cor.

O doce chegou na forma de um branco Bordeaux Sainte-Croix-du-Mont AOP Château de Berne branco, que encaixou perfeitamente com os sabores da torta de laranja, mousse de clementina e espuma de poejo e sorbet de toranja.

A conversa demorou-se no café, com mais opiniões no ar e muita vontade de conhecer os restantes vinhos.

Todo o menu foi concebido com produtos do Lidl pela equipa de cozinha do hotel Ritz.

Imagem de destaque: Vinho Francês Côtes du Rhone © Lidl.

Veja mais em R3dação

PUB