[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Está grávida? Saiba o que evitar e o que privilegiar neste Natal

Com a chegada do Natal, uma das épocas mais aguardadas, onde a família se reúne para celebrar a vida, os nossos padrões de consumo alteram-se.

Esta é uma época cheia de magia, tradições e belas iguarias. Mesas repletas de aromas e sabores únicos, mas também de alguns riscos para a saúde das grávidas.

Para começar, é difícil encontrar uma boa mesa sem um belo vinho. Se em tempos se dizia à grávida que um copinho, ocasionalmente, não teria importância, atualmente as recomendações são inexoráveis e indicam abstinência total de álcool. Não há dose segura, inclusive, o golinho de champagne na passagem de ano está proibido.

No entanto, as preocupações não se restringem ao álcool. Há outros cuidados que a grávida deve ter.

No que diz respeito a sobremesas, a grande maioria são péssimas nutricionalmente, ricas em açúcar e gorduras de má qualidade. É importante saber que altos níveis de açúcar no sangue e de forma constante podem afetar negativamente o bebé. Tudo isto se torna especialmente preocupante no terceiro trimestre onde há uma alteração na passagem da glicose para o bebé.

Apesar do referido, a grávida não está proibida de comer uns docinhos. Afinal é Natal.

A recomendação será evitar excessos constantes, limitar esse consumo aos dias de festa e esquivar-se das sobras nos dias seguintes.opções inteligentes que a grávida pode adotar. Manter-se hidratada ao longo do dia, não esquecer de se alimentar de forma regrada até chegar à mesa, incluir fruta antes de iniciar os doces e nunca esquecer de comer bastantes vegetais junto com o prato principal. Vale lembrar que a fibra irá ajudar a diminuir os picos de açúcar no sangue. Para além disso, os vegetais estão repletos de vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento do bebé.

E será que os perigos associados às sobremesas ficam por aqui? Infelizmente não.

Existem cuidados relacionados com segurança alimentar que a grávida deve ter especial atenção. Refiro-me a sobremesas que levem ovos. Não é necessário evitar todas as sobremesas que levem ovo, apenas aquelas onde o ovo não está bem cozinhado. A contaminação por Salmonella, apesar de pouco frequente, pode sim acontecer e deve ser evitada.

E por falar em contaminação, é importante evitar o consumo de patés, carne crua ou mal passada, e ainda, marisco que não tenha sido bem cozinhado. Mas há mais. Outro produto que certamente está na mesa de muitos portugueses é o queijo. Aqui é importante certificar-se de que é feito a partir de leite pasteurizado, e essa informação consta no rótulo.

Existem vários cuidados que a grávida deve ter, nesta e em outras épocas festivas. Muitas vezes as preocupações associadas à alimentação estão apenas focadas no ganho de peso, mas isso está longe de ser o único aspeto importante. O bebé necessita de um fluxo constante de nutrientes a chegar até ele. Por esse motivo é importante não pensar “perdida por 100, perdida por 1000”.

Neste Natal, se está grávida, o importante é não adotar hábitos prejudiciais e esteja atenta a todos os perigos mencionados em cima, para que seja possível desfrutar das delícias, do amor e da magia desta época sem riscos nem preocupações não fundamentadas.

Se não está grávida e tem alguém na sua casa a gerar um bebé, então não insista nem obrigue essa mulher a comer o que ela não pode ou não quer. Proporcione opções seguras e deixe a magia do natal dar conta do resto!

 Artigo de opinião de Virgínia Marques

Nutricionista CP 2507N

Site:.virginiamarques.pt

Instagram: virginiamarquesnutricionista/

01instagram

 

Veja mais em Opinião

PUB