[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Amadora BD: o que esperar do maior Festival de Banda Desenhada

O maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais, de 20 a 30 de outubro. 

Catarina Valente, Diretora do Amadora BD, explica-nos tudo sobre esta edição cheia de novidades e ainda nos revela que autores nacionais e internacionais estarão presentes. 

O que é que podemos esperar do Amadora BD este ano?

Em 2022, o Amadora BD abre novamente as suas portas em modo descentralizado, ocupando as mesmas três localizações utilizadas em 2021 na cidade da Amadora.

No Ski Skate Amadora Park, mantém-se o núcleo Central, que este ano aumentou a sua área para 2100 m2.  Para além da área expositiva de 950 m2 (que reúne 10 exposições de autores nacionais e internacionais), foi alargada a zona comercial (local de realização das sessões de autógrafos, espetáculos e onde estarão presentes mais 2 editoras nacionais) ocupando atualmente uma área de 950 m2 e criada uma nova área de 200 m2 dedicada ao gaming (onde se realizarão inúmeras iniciativas relacionadas com o universo da banda desenhada e dos videojogos).

A Galeria Municipal Artur Bual acolhe, nos dois pisos deste equipamento cultural da cidade da Amadora, duas exposições individuais de autores portugueses: André Carrilho e António Jorge Gonçalves.

O espaço da Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos fica reservado para a exposição da Arte de Jayme Cortez.

Relativamente à programação expositiva, para além das exposições dedicadas à temática geral do evento (relação Portugal – França) onde incluímos as exposições  4 Quartos (e são nossos!), Os Portugueses e Armazém Central  teremos ainda uma mostra comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha e uma exposição dedicada à premiada obra de Filipe Melo e Juan Cavia Balada para Sophie.

Os três locais onde estará o Amadora BD

Os três locais onde estará a decorrer o Amadora BD

E o mote…

A presente edição do Amadora é dedicada ao trabalho desenvolvido pelos autores de banda desenhada portugueses e franceses.  Pretendemos dar visibilidade ao talento e à criatividade dos dois países e assumimos a relação Portugal-França como a grande temática do evento apresentando inúmeras exposições e iniciativas com autores de ambos os países.  Portugal-França é também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite da direção do Amadora BD, conta com uma ilustração original de Juan Cavia, vencedor (a par com Filipe Melo) do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2021.

O que é que mudou face ao ano passado?

Herdeiro de uma longa e rica história que muito contribuiu para o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal, em 2022 o Amadora BD diversifica a sua oferta, e introduz pela primeira vez, no recinto do Festival, uma nova área dedicada ao gaming.  Mantendo a essência do evento, que enfatiza e atribui o papel de protagonista à banda desenhada, pretendemos também conquistar novos públicos, mais jovens, para o Festival por isso a nova área de gaming (de 200 m2) localizada no Núcleo Central (Sky Skate Amadora Park), será palco de inúmeras iniciativas relacionadas com a banda desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, torneios, apresentações, entre outras.

Este ano contamos também com o alargamento da área comercial (que agora tem uma área de 950 m2 ) e com uma zona de street food reforçada.

Como foram escolhidos os destaques desta edição?

Os destaques desta edição foram escolhidos em função da celebração de efemérides na banda desenhada, como é o caso da comemoração dos 60 anos do Homem-Aranha, dos novos lançamentos editoriais (como é o caso da coletiva da Comic-Heart ou de Companheiros de Penumbra, de Nunsky) e da relação Portugal-França (partindo da participação na Temporada Cruzada entre os dois países, que culminou na curadoria da exposição 4 Quartos, que se debruça sobre a paridade e a visibilidade feminina). Tivemos ainda em atenção a necessidade de responder ao apelo do público relativamente à presença do humor, pelo que trazemos para o Amadora BD Hugo Van Der Ding.  Por último mas não menos importante, quisemos destacar e celebrar carreiras referência na área da banda desenhada, pelo que acolhemos exposições individuais de duas referências da ilustração editorial: André Carrilho e António Jorge Gonçalves.

Que autores estão confirmados?

Este ano vamos contar com mais de 15 autores, nacionais e internacionais, o que nos deixa muito contentes uma vez que o contacto com os autores é um dos momentos mais apreciados pelos fãs do Amadora BD.

Temos já confirmada a presença de um dos mais importantes e prestigiados ilustradores da Marvel e co-criador de Os Novos Mutantes (Bob McLeod) que vai estar pela primeira vez em Portugal (e na Europa) a acompanhar a exposição comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha, Filipe Melo e Juan Cavia que acompanham a exposição patente no Núcleo Central Balada para Sophie. As autoras da exposição 4 Quartos (e são nossos!) – Joana Mosi, Patrícia Guimarães, Elléa Bird e Blanche Sabbah – estarão também presentes assim como Olivier Afonso & Chico (exposição Os Portugueses) e por Régis Loisel e Jean-Louis Tripp (da série Armazém Central).

Marcelo Quintanilha (que visita Portugal depois de ter ganho o principal prémio do Festival de Angoulême, com a obra exposta em 2021 no Amadora BD Escuta, Formosa Márcia) e Rodolfo Oliveira (autor brasileiro que acompanha a sua exposição que estará patente no Núcleo Central O Infeliz Pacto de George Walden), também já confirmaram a sua presença na Amadora BD 2022.

Devemos visitar o Amadora BD…

O Amadora BD é o maior Festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais importantes a nível internacional. Durante o festival damos oportunidade aos fãs, não só de verem exposições e trabalhos originais, como também de experienciarem o contacto direto com os seus ídolos.  É no Amadora BD que o público em geral conhece e interage com alguns dos mais importantes profissionais da banda desenhada e este ano, vamos reunir um grupo muito significativo de autores internacionais que vêm, muitos deles, pela primeira vez a Portugal e à Europa.

Este ano, temos ainda a nova área de gaming que, estamos certos, vai ser um foco de atenção muito interessante para os mais jovens.

O festival vai decorrer de 20 a 30 de outubro, de segunda a quinta das 10h às 19h e de sexta a domingo das 10h às 20h. Os bilhetes custam entre €3 (bilhete normal) e €10 (Passe). 

Veja mais em Arte

PUB