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Arma de comunicação

Altera estados psicológicos e comportamentos, conduz-nos por um caminho diferente daquele que era a nossa primeira opção e faz-nos acreditar que queremos algo de que na realidade não precisamos… Na verdade, o poder da publicidade é imenso, mas não necessariamente prejudicial.

Samsung

Tida cada vez mais como uma poderosa forma de comunicação, a publicidade pode, na verdade, tornar-se útil à sociedade e resultar em ganhos significativos, como é disso exemplo um recente anúncio da Samsung. Entre dezembro e maio deste ano, a empresa de tecnologia foi responsável por uma campanha publicitária que ajudou a reduzir a taxa de suicídio na ponte Mapo, em Seul, na Coreia do Sul, em 85%.

Ao longo da ponte, conhecida como um dos lugares mais perigosos da capital coreana (aconteceram ali, nos últimos cinco anos, 108 suicídios), foram colocadas luzes com sensores que acendiam à medida que as pessoas passavam e que mostravam frases como ‘vá ter com as pessoas de quem tem saudades’, ‘os melhores momentos da sua vida ainda estão para vir’ e ‘como gostaria de ser lembrado?’ As mensagens, pensadas em parceria com psicólogos, tiveram um impacto crucial junto da população e mostram, uma vez mais, o forte poder da publicidade ao nível do comportamento.

A instalação, assinada pela agência Cheil Worldwide, com um total de 2,2 quilómetros e 2200 díodos LED e sensores, veio alterar a vontade do governo, que pretendia encerrar a ponte ou construir um muro. O anúncio, alusivo a um seguro de vida, foi premiado na última edição do Festival de Cannes, na categoria Titanium.

Milka

Outro exemplo do poder da publicidade é a famosa história do último quadradinho de chocolate da Milka… Quem o comeu foi Miguel Durão e por uma boa causa!

O criativo português tirou o último quadradinho às tabletes Milka dos franceses e ofereceu uma de duas hipóteses: ou o pediam de volta ou ofereciam-no a alguém especial com uma mensagem personalizada, tudo cortesia da empresa e só até dia 24 de setembro… O creative copywriter da agência publicitária francesa Buzzman criou uma campanha que gerou uma onda de partilha nunca antes protagonizada por uma tablete de chocolate. Afinal, toda a gente sabe que o último quadradinho de chocolate é o que sabe melhor…!

Durex

Outro exemplo interessante é o polémico anúncio da Durex em que são enunciadas todas as desvantagens de ter um filho…

Ao som da ‘Sonata ao Luar’, de Beethoven, a marca apresenta uma compilação de alguns dos piores momentos que a paternidade oferece. Em vez de optar pela prevenção das doenças sexualmente transmissíveis ou de mostrar produtos que contribuam para o prazer do consumidor, o filme ‘Protect Yourself’ mostra situações de rebeldia associadas, muitas vezes, à infância, imaginadas pelo publicitário Paul Santana e pela agência norte-americana Supply and Demand.

Veem-se imagens como um miúdo a trepar pelas costas do pai e a entornar uma chávena de café a escaldar, crianças num jardim a brincarem com pistolas de água e a estragarem a carne que está no churrasco ou uma criança a saltar para o colo do pai e a magoá-lo, enquanto este tenta ouvir música e abstrair-se do mundo caótico que está em seu redor… Visto por mais de 700 mil pessoas no YouTube, o vídeo causou polémica.

Imagem de destaque Simply Be, PRShots

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