[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ateneu do Porto exibe primeira edição de “Os Lusíadas”

O Ateneu Comercial do Porto (ACP) inicia este sábado as visitas guiadas (com entrada gratuita neste primeiro dia) ao seu património histórico e cultural, patente nas suas instalações, localizadas no n.º 44 da Rua de Passos Manuel, em pleno coração da cidade “Invicta”, numa iniciativa que dá expressão prática à anunciada abertura da instituição à comunidade.

O arranque deste novo ciclo dos 153 anos de vida do ACP tem um aliciante extraordinário, pois permitirá aos visitantes apreciar in loco e ao vivo a 1.º edição de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, de que o Ateneu portuense é proprietário, isto num momento em que se assinalam os 450 anos da publicação da obra maior que evoca os Descobrimentos portugueses e a epopeia lusitana.

Impressa pela primeira vez em 1572, em Lisboa, subsiste apenas no mundo, ao que se sabe, apenas 34 exemplares da primeira edição de “Os Lusíadas”, que estarão distribuídos por três continentes.

Segundo a ata de 3 de fevereiro de 1904 do ACP, a obra de Camões custou à associação, naquela data, “170 mil réis” (170 escudos), e é somente uma das muitas raridades que fazem parte do espólio do Ateneu Comercial do Porto, que possui igualmente uma edição em hebraico da Bíblia Sagrada, datada do século XVI (em restauro), e uma cópia manuscrita da crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes.

Ateneu do Porto

Ateneu do Porto

A biblioteca (cerca de 60.000 títulos e 80.000 volumes) é, aliás, a “joia da coroa” da secular instituição do Porto, e é considerada uma das melhores bibliotecas privadas da Península Ibérica. No seu espólio existem ainda vários manuscritos de figuras e autores da literatura nacional, como Jorge de Sena, Ferreira de Castro, Miguel Torga, entre outros.

O valioso património estende-se pela pintura (com obras de Alvarez, Medina, António Carneiro, Henrique Pousão, entre outros), escultura e faiança, incluindo coleções de cariz numismático e medalhístico, de grande valia.

Além de Os Lusíadas, é também todo este tesouro cultural que estará na rota das visitas guiadas, as quais podem ser reservadas no website do Ateneu, completamente renovado.

Em março, as visitas decorrerão às 11 e às 15 horas, e têm um custo de 6 euros.

Os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas” motivaram também o ACP na organização de um colóquio comemorativo da data, que está planeado para 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Veja mais em Lifestyle

PUB