[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Avó, hoje vamos celebrar com um copo de leite e uma caminhada!

No dia 26 de julho, hoje, celebra-se o Dia dos Avós como forma de mostrar o carinho que os netos e a família em geral nutrem pelos seus avós, reconhecendo a sua importância para o seio familiar. Sem os avós, filhos e netos não existiriam e, por isso, nunca é demais homenagear os mesmos. Pode oferecer uma lembrança, almoçar ou jantar com os Avós, ou visitá-los e disponibilizar um pouco do seu tempo. Mas a melhor forma será oferecer conselhos que proporcionem uma vida mais saudável, duradoura e com qualidade de vida!

Este ano desafiamos a que sensibilize os seus avós para uma doença silenciosa que pode comprometer muito a sua qualidade de vida: a Osteoporose! E assim, contribuir para mais anos de vida junto a si!

Eis o que pode fazer:

  1. Informe os seus Avós sobre a Osteoporose, uma doença que torna os ossos fracos e propensos a fraturas. As fraturas podem acontecer como resultado de uma queda, mesmo que esta não seja violenta, e condicionar dor intensa e problemas de mobilidade. A Osteoporose torna-se mais frequente com o passar dos anos, mas, felizmente, há medidas para a prevenir e tratar. Relembre o exemplo de alguns familiares, amigos ou vizinhos que já tenham tido o azar de ter uma fratura e motive os seus Avós a não descurarem esta doença!
  2. Passe de imediato às mensagens positivas! “Avó/ô, vamos dar cabo da osteoporose!
  3. Avó/ô, vamos mexer-nos mais!” Praticar atividade física de forma regular, especialmente exercícios de força, ajuda a prevenir a Osteoporose. Pode usar garrafas de água cheias de feijões funcionando como pesos! Porque não oferecer uns halteres pequenos ou uma pedaleira? A caminhada e a dança são também algumas modalidades que podem estimular a produção óssea. E porque não inscrever a sua Avó / o seu Avô num grupo de caminhada ou mesmo acompanhá-lo/a numa destas atividades?
  4. Avó/ô, não se esqueça dos alimentos ricos em cálcio!” Para prevenir e tratar a Osteoporose, é fundamental ingerir alimentos ricos em cálcio: leite, queijos duros, iogurte, sardinhas, espinafres, agriões, etc. Se a alimentação não for suficiente, pode ser necessária suplementação de cálcio, mas que deve ser apenas realizada de acordo com prescrição médica. Atenção que nalgumas doenças o cálcio pode não estar recomendado.
  5. Avó/ô, não fique todo o dia em casa e apanhe um pouco de sol!” Se é verdade que a exposição excessiva ao sol pode causar cancro de pele, a exposição moderada fora das horas em que o sol é mais forte, ajuda a produzir vitamina D que é importante para manter os ossos fortes. Deve evitar o período das 12h30 às 14h30. Alguns alimentos também são ricos em vitamina D: salmão, atum, sardinhas, cogumelos, lacticínios. Frequentemente é necessária suplementação de vitamina D, de acordo com prescrição médica.
  6. Avó/ô, não fume e não abuse no álcool!
  7. Pergunte à sua Avó / ao seu Avô se já falou com o seu médico sobre a Osteoporose, se já fez alguma osteodensitometria ou um FRAX e análises ao sangue. A osteodensitometria e o FRAX são exames que permitem avaliar a qualidade do osso ou o risco de osteoporose. Algumas análises ao sangue ajudam a estabelecer a quantidade de cálcio e vitamina D que é necessária. “Avó/ô, pergunte ao seu médico se deve fazer algum exame da Osteoporose ou se deve fazer tratamento!”
  8. Se a sua Avó / o seu Avô já tem Osteoporose ou teve uma fratura, deve fazer tratamento. É fundamental o cumprimento da medicação. “Avó/ô, não se esqueça dos medicamentos!” Frequentemente os medicamentos da osteoporose são de toma semanal, mensal, a cada 6 meses ou anuais! Pode ser útil preparar um calendário para a sua Avó / o seu Avô não se esquecer de os tomar.

E agora, resta desejar um Feliz Dia dos Avós cheio de Saúde!

Artigo de Opinião de Sofia Duque

Especialista de Medicina Interna com competência em Geriatria. Hospital Cuf Descobertas. Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa

DrªSofiaDuque

Veja mais em Opinião

PUB