[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Celebrar o Dia da Mulher

1 de 2

Amanhã comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data que foi instituída oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que visa homenagear os feitos políticos, económicos e sociais alcançados pelas mulheres.

Para que possa celebrar da melhor forma esta data importante, reunimos algumas sugestões de iniciativas culturais e programas de lazer para fazer na companhia das amigas mais próximas.

As iniciativas:

‘Shots’ femininos com as Capazes

Por ‘shots’ entenda-se debates rápidos de 30 minutos sobre o empoderamento feminino e a igualdade de género. A iniciativa partiu de Rita Ferro Rodrigues e Iva Domingues, fundadoras da associação feminista Capazes, e vai ter lugar no Village Underground Lisboa.

Os debates arrancam às 16h com a escritora Sara Rodi, que vai falar sobre igualdade de género desde a infância, e prolongam-se pela tarde, com Paulo Côrte-Real (vice-presidente da associação ILGA Portugal), Clara Sottomayor (juíza do Supremo Tribunal de Justiça), Isabel Moreira (deputada do PS) e Fernanda Câncio (jornalista), entre outras figuras. A entrada é livre.

Homenagem às mulheres pintoras…

O Palácio Landal, em Santarém, assinala este dia com a exposição de pintura ‘Mulheres Pintoras e Mulheres Pintadas’. A mostra, desenvolvida a partir das obras ‘Natureza Morta’, de Josefa de Óbidos, e ‘A Sonata’, de Gaspare Traversi, centra-se na representação da mulher e será inaugurada às 18h30. Depois, mantém-se aberta ao público durante todo o mês de março (de segunda-feira a sábado, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30).

… e cientistas!

A Ciência Viva presta homenagem às cientistas portuguesas com o lançamento do livro ‘Mulheres na Ciência’, obra que reúne mais de uma centena de retratos de várias investigadoras nacionais, captados pelos fotógrafos António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimento e Luísa Ferreira.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, entre outras áreas, o livro põe o foco em 103 “investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira”, como refere Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva.

A obra vai ser apresentada às 19h10 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde está patente uma exposição fotográfica com retratos de várias mulheres cientistas, entre elas Maria Mota e Renata Gomes.

1 de 2

Veja mais em Lifestyle

PUB