[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cerca de um milhão de crianças em Portugal podem sofrer de sobrexposição a ecrãs

A Castellana Properties lançou uma campanha contra o excesso de exposição das crianças a dispositivos digitais. A iniciativa vai incluir conversas em escolas, atividades sem telemóveis, jogos tradicionais, workshops de yoga em família e podcasts em directo com especialistas em saúde infantil, psicologia e educação

De forma a sensibilizar para o uso excessivo de dispositivos digitais na infância, a Castellana Properties, empresa líder na aquisição e gestão de centros comerciais em Portugal e Espanha, lançou a campanha globalZona Zero Ecrãs. A ação decorrerá de setembro a novembro e terá lugar durante duas semanas em cada centro comercial, percorrendo todos os centros comerciais da Península Ibérica geridos pela empresa. Em Portugal, irá passar pelo 8ª Avenida, LoureShopping, Rio Sul e Fórum Madeira.

De acordo com diversos estudos, 4 em cada 5 crianças entre 0 e 11 anos poderão estar sobreexpostas a ecrãs. Tomando por referência o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, isso poderá significar que mais de um milhão de crianças em Portugal, nesta faixa etária, poderão estar sobreexpostas a dispositivos digitais. Este uso excessivo associa-se a consequências que vão desde problemas de sono ou sedentarismo até dificuldades no desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Campanha global “Zona Zero Ecrãs” da Castellana Properties, empresa líder na aquisição e gestão de centros comerciais em Portugal e Espanha

Sob o lema “Desliga para ligar”, a “Zona Zero Ecrãs” oferece, ao longo de duas semanas, atividades gratuitas para pais e filhos, tais como: palestras em escolas, conduzidas por pediatras e especialistas locais; desafios “Zona Zero Ecrãs”, onde os visitantes podem guardar os telemóveis em cacifos e acumular minutos sem ecrãs para obter diversas recompensas e descontos no centro comercial; um espaço de jogos tradicionais; e workshops de yoga em família.

Vão existir, também, mesas redondas com especialistas nas áreas da pediatria, psicologia e educação positiva sobre os efeitos reais do uso excessivo de ecrãs, e que vão ajudar os pais a receberem ferramentas práticas para acompanhar os filhos num ambiente digital saudável. Estes profissionais, com uma ampla experiência clínica e divulgativa, irão oferecer debates abertos ao público e participarão na gravação de um podcast em direto, que irá decorrer no primeiro sábado das semanas em que cada centro comercial contar com a ativação da campanha. Entre os intervenientes desta campanha, em Portugal, estará o especialista Hugo Rodrigues, conhecido nos meios e redes sociais pelo seu trabalho de divulgação em assuntos de saúde ligados ao tema.

“Os centros comerciais são lugares vivos, espaços de conexão e transformação social. Esta campanha vai além da consciencialização: propõe ação, reflexão e experiências que fortalecem os vínculos familiares. Está totalmente alinhada com os nossos compromissos ESG e com a nossa visão de sustentabilidade social”, destaca Cristina Macarrón, Chief Marketing Officer da Castellana Properties.

Para mais informações sobre a campanha e as datas em que se realizará em cada centro comercial, consulte zonaceropantallas.com/pt.

Veja mais em Sociedade

PUB


LuxWOMAN