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Cinco estratégias para promover a felicidade no regresso ao trabalho

Após pararem e recarregarem as energias, setembro é o mês dos recomeços e está na hora de voltar ao trabalho e regressar à rotina. No entanto, para alguns, este retorno pode ser desafiante, já que necessitam de voltar ao ritmo e às obrigações que colocaram em pausa durante as férias, e retomarem o foco nas suas metas e objetivos profissionais, com a mesma motivação que tinham anteriormente.

A pensar neste desafio, o ManpowerGroup, especialista global em recrutamento e gestão de talento, apresenta cinco estratégias que os líderes devem implementar para promover a felicidade, motivação e bem-estar das suas equipas, no regresso de férias:

1| Promover um arranque gradual

O momento pós-férias pode, por vezes, parecer esmagador, face ao volume de trabalho que o profissional encontra quando chega ao seu local de trabalho. Os líderes devem promover um início mais lento para as suas equipas, ajudando-as a recuperarem a motivação e a produtividade, de forma gradual. Para isso, devem ser evitadas reuniões com agendas muito complexas ou avaliações de desempenho nos primeiros dias de regresso.

Por outro lado, devem ajudar os profissionais a definirem prioridades entre as várias tarefas que têm em mãos, sendo isto importante para que estes comecem a voltar ao seu ritmo normal, sem se sentirem pressionados. Desta forma, começarão ainda a eliminar tarefas da sua lista, tornando-se pouco a pouco mais produtivos e realizados.

2 | Comunicar claramente

Quando regressam ao trabalho, os profissionais deparam-se com centenas de emails por ler, sendo, normalmente, este o seu primeiro passo: ficar a par de tudo o que lhes chegou e aconteceu. No entanto, segundo um inquérito da CareerBuilder, 31% dos gestores de contratação e Recursos Humanos afirmam que o email é um dos maiores fatores de perda de produtividade. Assim, mesmo após a leitura de todos os emails, é normal que os profissionais sintam que não têm toda a informação de que precisam.

Perante este contexto, torna-se importante que aquando do seu regresso, os líderes não sobrecarreguem ainda mais a caixa de correio das suas equipas e comuniquem de forma clara e concisa. Estes devem certificar-se de que lhes transmitem toda a informação necessária, através de um só canal. Comunicar presencialmente, por telefone, videochamada ou através de uma rede de comunicação interna são algumas das melhores opções. Tudo o que são informações sobre alterações nos projetos ou prazos, mudanças de clientes ou outras comunicações importantes, que se possam ter ficado perdidas no email, devem ser passadas de forma direta e clara.

3| Fazer um balanço dos resultados positivos e delinear novos objetivos realistas e a longo-prazo: 

De forma a potenciar o seu bem-estar, os líderes devem envolver as equipas que regressam para reverem, em conjunto, as vitórias das últimas semanas, bem como relembrarem o seu contributo para o sucesso da empresa. Este reconhecimento pode dar energia e motivação para retomarem o seu trabalho.

Por outro lado, devem também ajudar os trabalhadores a estabelecer novos objetivos e projetos, nomeadamente a longo prazo, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Este processo passa por reavaliarem as suas metas, garantirem que são realistas e que todos estão em sintonia, bem como focados em progredir durante os próximos meses. Esta estratégia fará com que o talento se sinta valorizado e empenhado, sendo ainda mais importante uma vez que quando os profissionais regressam de férias estão, normalmente, concentrados em responder a pedidos de última hora e cumprir prazos apertados, o que pode contribuir para a sua rápida desmotivação e stress logo após a pausa.

4 | Promover a colaboração e o trabalho em equipa

Por terem vivido uma rotina diferente nas semanas anteriores, por vezes, os profissionais sentem uma desconexão com a empresa e função. Apesar de este poder ser um sentimento momentâneo, deve ser combatido. O incentivo à colaboração permitirá melhorar o desempenho e aumentar o envolvimento do profissional que regressou, e que se sentirá assim mais apoiado.

Na mesma linha, para que seja ultrapassada a sobrecarga dos profissionais no pós-férias, o trabalho em equipa é essencial e todos os elementos devem compreender as suas responsabilidades e tarefas, e trabalhar em conjunto para as concluir. Também em equipa devem ser revistas as funções de cada um, retomando o normal em que cada membro é responsável pelo seu trabalho e funções específicas. Neste processo, a utilização de ferramentas de gestão de projetos pode ser algo a considerar, mas o mais importante será que os líderes comuniquem eficazmente com todos os envolvidos.

5 | Favorecer pausas e momentos de socialização

Ao regressarem, os trabalhadores estão a pôr em dia tudo o que aconteceu durante as suas férias, e, perante tal exigência, pode ser difícil manterem-se focados e ignorarem as diversas distrações existentes: desde conversas com os colegas até às redes sociais.

Para que tal não aconteça, as pausas e os momentos de socialização devem ser relevados e promovidos pelas lideranças. Estas paragens regulares permitirão ao profissional aproximar-se da equipa, bem como diminuir o seu stress e necessidade de procrastinar. Esta estratégia terá também um impacto positivo na sua produtividade, já que estes estarão realmente focados durante os momentos de trabalho.

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