[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Eu não gostava de treinar

Há cinco meses, decidi escrever um artigo sobre desporto na primeira pessoa. Não sabia o que aí vinha.

Começava uma verdadeira mudança na minha vida. Treinei no Holmes Place três vezes por semana, durante dois meses, para verificar se um treino intenso, acompanhado e planeado, podia fazer muita diferença na minha forma física.

Ao longo desse tempo marcado no calendário, os treinos passaram de maus a bons, passei a adorar Body Balance, subi o degrau do step de MIB e experimentei outras modalidades. O esquema do ginásio revelou-se tão eficaz que tive vontade de colocar mais peso para os braços.

Ir ao ginásio, mesmo assim, continuava a ser um fator de stress: apesar de passar a ter vontade de ir treinar, três horas por semana pareciam-me uma eternidade.

Depois, houve uma fase, por volta da quarta semana de treinos, em que eu só falava dos exercícios (estaria viciada?). Foi nesta altura que deixei de ser a matrafona da t-shirt larga e passei a usar roupa de treino justa, porque já me sentia bem com o meu corpo.

Fiquei muito mais tonificada, tinha muito menos barriga e verifiquei uma diminuição grande dos diversos perímetros medidos (nas ancas, por exemplo, perdi 3 cm) sem qualquer restrição alimentar.

Mais importante: a funcionalidade do meu corpo melhorou e muito. Pouco tempo depois de começar os treinos, a dores lombares que me afetavam tantas vezes desapareceram, passei a ser capaz de pegar em pesos durante mais tempo, deixei de ter tonturas cada vez que me levanto ou me baixo repentinamente.

Há uma espécie de memória muscular que me permite utilizar melhor o corpo a conduzir, a estar sentada, a carregar as compras… Para dizer a verdade, há músculos que agora sinto e de que nem me lembrava que tinha.

As provas de esforço que fiz, seis semanas depois, após 24 treinos, traduziram estas constatações. Quando fiz as flexões, os abdominais, a prova de elasticidade, mas sobretudo quando consegui empurrar dez vezes com as pernas 70 quilos (na primeira avaliação, só empurrava 40 kg), fiquei extasiada. As metas traçadas não foram atingidas: não baixei para os 59 kg, e ainda não consegui apenas os 23% de índice de gordura.

O plano, depois do esforço das seis semanas, foi continuar a treinar para chegar lá, com um novo esquema de treino, trabalhando partes específicas do corpo e sem a obrigação de ir as três vezes por semana. Se houve alturas em que resolvi dar-me férias do ginásio, a consciência pesou-me e uma semana depois fui treinar quatro dias de seguida.

Hoje, já integrei os treinos nas minhas rotinas semanais e aprendi muito sobre o meu corpo. Descobri que fiz um regresso ao desporto, depois de anos e anos sem treinar, da melhor forma: com um acompanhamento que me ajudou a fazer as posturas corretas e os esforços adequados à minha condição física.

É verdade que há dias em que me custa ir, há dias mesmo sem tempo e outros em que estou tão cansada que acredito que não me devia mexer. No entanto, a sensação, depois de cada treino que faço no Holmes Place é boa, é mesmo muito boa.

Imagem de destaque Leryn Franco, Nike

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB