[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Fashion Revolution Week: pela sustentabilidade na moda

De 24 a 30 de abril, o movimento instala-se em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa. O desafio? Saber quem faz e como faz as roupas que compramos.

A Fashion Revolution Week, uma semana de sensibilização para o verdadeiro custo das peças de roupa, com vista a um futuro mais sustentável, regressa a Portugal para mais uma edição. A partir desta segunda-feira, 24, a 30 de abril, estão preparadas atividades em cidades de todo o mundo, e Lisboa não foge à tomada de consciência, segundo informações divulgadas por vários meios de comunicação.

Criada pela associação britânica sem fins lucrativos Fashion Revolution, esta semana nasceu com o intuito de encorajar a sociedade a perguntar às marcas “quem fez a minha roupa?”, apelando à transparência na indústria da moda.

De acordo com vários meios de comunicação, na próxima segunda-feira, 24, a associação irá divulgar a edição de 2017 do ‘Fashion Transparency Index’, um ranking dos níveis de transparência de cem das maiores empresas de moda a nível internacional.

A associação acredita “numa indústria da moda que valorize as pessoas, o ambiente, a criatividade e os lucros em igual medida”, segundo o site da Fashion Revolution, defendendo que os consumidores merecem saber que o que compram não é resultado de exploração laboral.

Durante esta semana, realizar-se-ão inúmeras atividades em cidades por todo o mundo. Em Lisboa, a programação divide-se entre a Fundação Calouste Gulbenkian que, a 25 de abril, acolhe a videoconferência ‘Sustainable Clothing: More than a Trendy Approach, the Responsibility of Rethinking the Fashion System’, e o Mercado de Arroios que, nos dias 29 e 30, acolherá um workshop de compras sem desperdício, um swap market, um desfile de marcas sustentáveis, entre outras atividades.

Nos restantes dias, a programação do evento prevê atividades por diversas escolas e faculdades da capital portuguesa.

Veja mais em Moda

PUB