[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Grammys 2022: da passadeira vermelha à intervenção de Zelensky

Nesta madrugada decorreu a entrega de prémios mais importante para a indústria da música: os Grammy Awards. Esta, que foi a 64.ª edição, realizou-se na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, e contou com a presença de várias personalidades do mundo da música.

Da passadeira vermelha à intervenção de Zelensky, fique com um resumo desta noite inesquecível.

Os melhores looks da noite

Noite de premiação, que é noite de premiação, tem sempre uma passadeira vermelha cheia de celebridades bem vestidas. E esta, não foi diferente!

Analisámos e escolhemos aquelas que, na nossa opinião, se destacaram e arrasaram.

A intervenção de Zelensky

Num vídeo, que durou cerca de um minuto, Volodymyr Zelensky pediu apoio e verdade durante uma intervenção no decorrer da cerimónia. No vídeo, que pode ver em baixo, o Presidente Ucraniano começa por dizer “A Guerra. O que é que é mais oposto à música?” e termina com “Apoiem-nos da forma que puderem. Qualquer que seja, mas não com silêncio”.

De seguida, John Legend juntou-se a Mika Newton– cantora ucraniana que participou, em 2011, no Festival da Eurovisão – para cantar Free. No final da atuação, Lyuba Yakimchul – poeta, dramaturga, e argumentista ucraniana- declamou, em inglês, um poema sobre o seu percurso e a sua preocupação e receio face à situação.

Um momento de união e de tributo à Ucrânia, que deixou qualquer um arrepiado.

Os vencedores

Por último, mas o mais importante, temos de falar sobre os vencedores. Aqui trazemos-lhe apenas alguns, dentro dos 86.

A música Leave the Door Open, dos Silk Sonic ganhou em quatro categorias: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B.

Olivia Rodrigo, a jovem de 19 anos que foi um fenómeno o ano passado com a música Drivers Licence, continua a dar cartas e ganhou em três categorias: Artista Revelação, Melhor Performance Pop a Solo e Melhor Álbum Pop Vocal.

Olivia Rodrigo. @recordingacademy

Olivia Rodrigo. @recordingacademy

Indicado para 11 categorias, Jon Batiste ganhou em apenas cinco: Albúm do Ano, Melhor Performance de Raízes Americanas, Melhor Canção de Raízes Americanas (juntamente com Steve McEwan), Melhor Banda-Sonora para Media Visual ( em Soul, juntamente com Trent Reznor e Atticus Ross; e em The Queen’s Gambit, juntamente com Carlos Rafael Rivera) e Melhor Vídeoclipe.

Os Foo Fighters também levaram para casa três Grammys: Melhor Performance Rock, Melhor Canção Rock e Melhor Álbum Rock.

Quanto à Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo, o prémio foi para Doja Cat e SZA, em Kiss Me More. O Melhor Álbum Pop Tradicional foi para Love For Sale, de Tony Bennett e Lady Gaga. O Melhor Disco de Dança/Eletrónico foi para Alive, de Rüfüs del Sol, e o Melhor Álbum de Dança/Eletrónico, para Subconsciously, de Black Coffee. Quanto ao Melhor Álbum Alternativo, o prémio foi para Daddy’s Home, de St Vincent. A Melhor Performance Metal foi para Dream Theater em The Alien.

No R&B, o Melhor Álbum foi Heaux Tales, de Jazmine Sullivan, e o Melhor Álbum Progressivo foi para Table For Two, de Lucky Daye. Quanto à Melhor Performance Tradicional, quem ganhou foi Fight For You, de H.E.R.

No Rap, a Melhor Performance foi para Baby Keem e Kendrick Lamar, em Family Ties. A Melhor Música foi Jail, de Kanye West e Jay Z. E o Melhor Álbum foi Call Me If You Get Lost, de Tyler, the Creator. A Performance mais Melódica foi Hurricane, de Kanye West, The Weeknd e Lil Baby

O Melhor Álbum de Música Urbana foi El Último Tour Del Mundo, de Bad Bunny e o Melhor Álbum de Comédia foi Sincerely, de Louis CK – Louis C.K. O Melhor Álbum de Folk foi para They’re Calling Me Home, de Rhiannon Giddens e Francesco Turrisi. Mirror mirror, de liane Elias com Chick Correa e Chucho Valdés, foi o Melhor Álbum de Jazz Latino.

No Country, o Melhor Álbum foi Starting Over, de Christ Stapleton e a Melhor Música, Cold, de Chris Stapleton.

A Melhor Música para Filme foi Summer of Soul, de vários Artistas e o Produtor do Ano foi Jack Antonoff.

Veja mais em Música

PUB