[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

David Muñoz x José Avillez

Segunda-feira, 5 de maio, 10h30. Local: residência do Embaixador de Espanha em Lisboa. Motivo: David Muñoz, chef madrileno de apenas 33 anos e detentor de três estrelas Michelin, vem a Lisboa como embaixador gastronómico de Madrid, a propósito dos ‘Dias da Moda’, uma iniciativa da Embaixada de Espanha.

O chef espanhol juntou-se ao amigo e detentor de uma estrela Michelin José Avillez para um showcooking para a imprensa portuguesa e espanhola, na qual ambos prestaram homenagem à gastronomia dos dois países.

Depois de uma breve apresentação do embaixador, foi José Avillez que fez as honras: “A refeição mais genial que fiz na minha vida foi no DiverXO [restaurante de David Muñoz]. O David consegue fazer ruturas, fazer diferente e fazer melhor”, disse Avillez sobre David, de quem é amigo.

Neste showcooking, Avillez optou por uma cavala fumada, maturada e ligeiramente caramelizada com um gaspacho de cerejas. Este gaspacho é feito de forma tradicional, ao qual se junta 40% de cerejas, requeijão de Seia e um pouco de pão alentejano.

É a vez de David Muñoz, que retribui elogios a Avillez e afirma que “a moda e a gastronomia têm muito em comum e têm muito a evoluir também”.

Se Avillez opta pelo gaspacho, ainda que de cerejas, David retribui com um bacalhau, mais propriamente com sames de bacalhau. O pil pil já estava feito (com azeite e a gelatina do bacalhau). David juntou uns carabineiros marinados com Reisling (vinho especialmente frutado e fresco) e um pouco de yuzu.

Quando cozinha, David pretende que, a cada garfada, a pessoa tenha “uma surpresa que evolui a cada vez que leva o garfo à boca”.

Voltemos ao prato de David… Os sames de bacalhau estão no prato, o pil pil também, os carabineiros marinados foram os últimos a chegar, mas ainda falta aquele que é considerado o melhor molho mediterrânico, feito com a cabeça dos carabineiros.

Basta levá-los à chapa e escorrer o molho que está dentro da cabeça. Simples, não é? Para finalizar, juntam-se uns chilis sem sementes, para que não fiquem demasiado picantes, e umas folhinhas de Albahaca tailandesa (uma espécie de manjericão), que confere um toque anisado e doce. Junta-se uma juliana muito fininha de folhas de lima kaffir e trufa em pequenos fios.

Muito interessante a apresentação de José Avillez e David Muñoz, mas, pelo menos por mim, ficaria ali o resto da manhã e da tarde…

Veja mais em R3dação

PUB