[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lillian Barros cozinha receitas práticas para pessoas com Esclerose Múltipla

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) vai lançar dia 30 de dezembro na sua página de Facebook, em colaboração com a nutricionista Lillian Barros, um workshop focado na alimentação saudável das pessoas que vivem com Esclerose Múltipla (EM). Esta iniciativa conta com o apoio da Biogen, empresa de biotecnologia pioneira na área das Neurociências, que irá disponibilizar, mais tarde, este conteúdo na CLEO, uma app dedicada a prestar suporte diário às pessoas com EM, familiares e cuidadores.

O lançamento desta iniciativa tem como objetivo, segundo Alexandre Silva, Presidente da SPEM, “capacitar pessoas com Esclerose Múltipla, cuidadores e familiares para a importância de terem uma alimentação equilibrada e adequada às suas limitações que permita a ingestão/degustação de pratos nutritivos, práticos e de rápida confeção para o seu dia a dia”.

No decorrer do workshop, que será conduzido por Lillian Barros, uma pessoa com EM com limitações motoras irá confecionar duas receitas propostas pelo Chef Kiko Martins: Sopa de Alho Francês e Bacon e Mousse de Chocolate com Abacate.

Este projeto surge no âmbito da recente criação do programa de nutrição na app CLEO, que consiste num pacote de artigos com informação básica sobre alimentação saudável, receitas e orientações úteis que os utilizadores da app poderão seguir para obter uma alimentação equilibrada e adequada para quem vive com esta doença (e não só).

Lançada há um ano em Portugal, a app CLEO tem como objetivo facilitar o dia a dia dos doentes com EM e melhorar a sua qualidade de vida. Entre as suas principais funcionalidades estão: o diário pessoal, uma ferramenta que permite a cada utilizador acompanhar o seu estado de saúde, podendo, posteriormente, partilhar essa informação com a equipa de profissionais de saúde que o acompanham; um serviço de chat, através do qual uma equipa de profissionais de saúde poderá responder a todas as questões do utilizador relacionadas com a doença; e um conjunto de informações, artigos e histórias de pessoas com EM, com recomendações úteis para o quotidiano dos doentes, assim como diversos programas de saúde e bem-estar, dos quais o programa de nutrição é a novidade. A aplicação pode ser instalada de forma gratuita em qualquer dispositivo Android ou iPhone.

Além deste programa, a Biogen lançou no último mês o projeto ‘Impulsos’, um podcast dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde que convivem com esta patologia, que objetiva juntar um conjunto de especialistas para esclarecerem algumas dúvidas e desafios vividos por quem lida com a EM, e partilharem algumas estratégias de gestão da doença no dia a dia.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crónica que afeta o sistema nervoso central. Por ser uma patologia autoimune, esta decorre do ataque do sistema imunitário à mielina (uma camada de gordura responsável por proteger as fibras nervosas, essenciais para a transmissão de impulsos elétricos pelo sistema nervoso), através de um processo inflamatório que pode danificar ou até mesmo destruir esta camada e, consequentemente, dar origem aos sintomas neurológicos causadores de incapacidade progressiva. Esta doença surge frequentemente no jovem adulto, entre os 20 e os 40 anos de idade, afetando com maior incidência as mulheres e manifesta-se de diferentes formas em cada doente. Atualmente estão diagnosticadas cerca de 8 mil pessoas com esta patologia em Portugal, num total de mais de 2 milhões de casos no mundo.

Veja mais em saúde

PUB