[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Lorenzo de’ Medici: o último descendente

Lorenzo de’ Medici é o último descendente da família Medici, a grande mecenas do Leonardo Da Vinci. A residir em Portugal, foi o porta-voz da exposição “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”, que está a decorrer no Centro Comercial Colombo até 7 de agosto, e nós falámos com ele.

Como foi ter nascido numa família tão importante como os Medici?

Quando se nasce numa família como a minha, para ti é normal, porque nunca se conheceu nenhuma outra vida. É a tua família, com o teu pai, a tua mãe e o teu irmão. Depois, quando cresces, percebes que a tua família não é uma família vulgar, principalmente por causa da curiosidade e interesse dos outros. Ainda me surpreende ver o interesse e o respeito que me demonstram estranhos, simplesmente porque pertenço a esta família.

Dar continuidade a este legado foi um desafio?

Claro que sim. O importante para nós é manter o legado que recebemos ao nível mais elevado e inatingível, e isto durante 600 anos. E conseguimos isto, se após 600 anos, as pessoas ainda nos virem com os mais altos padrões de beleza, arte e patrocínio. E isto a uma escala global.

Estou envolvido em manter o meu nome alto e visível, escrevendo romances em que um membro da minha família está sempre presente.

Em As cartas robadas foi a Rainha Maria de’ Medici, em La palabra perdida, é o Cardeal Jules de’ Medici, o futuro Papa Clemente VII.

Porque escolheu Portugal para viver?

Porque é um dos poucos países da Europa que oferece uma alta qualidade de vida a um preço acessível. As pessoas são amigáveis, bem-dispostas e o clima é fantástico. O campo, as praias, um aeroporto e uma grande cidade (Lisboa) estão a um fácil acesso. Que mais se pode pedir?

Para quando um novo livro?

Em Março acabo de publicar um livro sobre a minha família (Os Médicis, a nossa história) e há outros manuscritos prontos nas mãos de Leya. Quando a situação melhorar, espera-se que em breve sejam publicados.

O que podem as pessoas esperar desta exposição?

Penso que a iniciativa do Centro Colombo de levar Leonardo a um centro comercial é uma oportunidade única para pessoas que normalmente não estão interessadas na história terem um primeiro contacto com este talento monstruoso e singular que foi Leonardo da Vinci. A forma como é apresentada, em áudio visual, é muito atrativa, eficaz e simples, para que qualquer pessoa possa ser entretida e aprender algo do Renascimento em apenas 15 minutos.

COL_AACC_LeonardoDaVinci 1

“Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva”

A exposição faz parte da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo” e é de entrada gratuita. “Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva” vai ter sessões a cada 15 minutos, numa sala com cerca de 150 metros quadrados, na Praça Central, no Piso 0, e vai poder contemplar obras como o famoso desenho “Homem Vitruviano”, estudos de máquinas de guerra como “A Catapulta” e as emblemáticas pinturas “Mona Lisa” e “A Dama com Arminho”, entre muitos outros trabalhos reconhecidos mundialmente.

Veja mais em Pessoas

PUB